
As viagens a solo são uma tendência crescente a nível global, e os viajantes portugueses não são exceção, como constatou a Airbnb. Segundo a popular plataforma de alojamentos, em 2022, quase 20% das viagens de hóspedes de Portugal foram viagens a solo. “As hóspedes portuguesas estão também a fazer cada vez mais viagens a solo, com as noites reservadas por este grupo a aumentar 22% em comparação com 2021”. E quais os destinos mais procurados pelas portuguesas que viajam sozinhas? A Airbnb revelou o top 10 do ano passado: Lisboa, Porto, Algarve, Paris, Madrid, Londres, Setúbal, Nova Iorque, São Paulo e Rio de Janeiro.
A pensar em todos os que gostam de vajar a solo, a Airbnb lançou uma nova funcionalidade de segurança que é ativada sempre que alguém fizer uma reserva a título individual num quarto privado ou partilhado. O viajante terá, assim, acesso a três ferramentas que visam aumentar a sua segurança:
- Dicas e recomendações para ajudar a manter-se seguro enquanto viaja sozinho.
- Uma funcionalidade para partilhar facilmente itinerários de viagem com a família, amigos ou pessoas em quem confia.
- Um conjunto de sugestões de perguntas importantes a fazer ao anfitrião sobre alojamento e vizinhança: estas sugestões provêm do trabalho da Airbnb com viajantes a solo experientes, que forneceram pormenores sobre o tipo de informação local que os ajudou a permanecer seguros durante a viagem.