ASIÁTICA
Cozinhas de países tão diferentes como a Tailândia, Vietname, Coreia ou Japão. Eis as especiarias essenciais para ter na sua despensa.
LIMA KAFFIR – Sabor cítrico forte, muito utilizado nas saladas, refogados e caris tailandeses. fica bem com peixe.
CINQ ÉPICES – Uma mistura de anis estrelado, pimenta Sichuan, sementes de funcho, cravinho e canela, ideal para assados.
GALANGA – Tem um sabor cítrico misturado com gengibre e cardamomo. Fica bem em sobremesas.
YUZU – Citrino com um aroma delicado que é muito usado no Japão. Fica bem com… tudo.
MÉDIO ORIENTE
As gastronomias do Levante são conhecidas pelas suas saladas ricas e cheias de sabor e também por refeições ou entradas vegetarianas – como hummus, falafel ou tabbouleh – que até os apaixonados por carne se derretem. Aqui ficam as especiarias mais usadas nesta cozinha.
ZAATAR – Mistura com tomilho seco, orégãos, manjerona, sementes de gergelim torrado e sal. Fica bem com iogurte, pão libanês e na sopa.
SUMAC – Vem de uma planta típica da zona, com um sabor cítrico. Usada em saladas para substituir ou adicionar ao limão.
HORTELÃ SECA – Muito utilizada nesta gastronomia para enfeitar saladas ou bebidas frescas com iogurte e em peixe grelhado.
CANELA – É muita vezes adicionada ao peixe e carne, sobremesas e saladas.
INDIANA
Um país vasto com gastronomias muito ricas e diferentes (não, não é só caril). Aqui fica o que vai encontrar no armário básico de especiarias.
SEMENTES DE COENTROS – Com um cheiro e sabor diferente das folhas, as sementes depois de torradas são muito usadas em caril e masalas.
COMINHOS – Também muito usados em caril e masalas, esta especiaria combina com carne e feijão.
CURCUMA – Da família do gengibre, pode ser utilizada em pó de caril e masala. Combina com pratos de legumes, feijão e lentilhas.
TAMARINDO – É muito apreciado na Índia como acidificante no caril e chutneys. Combina com peixe.
FENO GREGO – Boa fonte de proteína utilizada pelos vegetarianos na Índia. As sementes combinam bem com pratos de peixe, em dhal e caril.
Na rota das especiarias
Se tem saudades de gastronomias exóticas mas o orçamento não permite ‘voos extras’ (nem à sexta-feira), aqui ficam os temperos mais usados em cada cozinha para confeccionar os seus pratos favoritos em casa.