Se respondeu ‘não obrigadinha, fico é muitíssimo aliviada por poder finalmente passar à vida real’ então este artigo não é para si. Se fica deprimidíssima a achar que não se compreende como é que ontem tinha a casa cheia e as luzes todas acesas e papel de embrulho por todo o lado e os gatos excitadíssimos hoje é o cinzento e o silêncio total, saiba que há vida para além de dia 25. E não, não lhe vamos mandar fazer exercício, dormir melhor ou desfrutar da natureza (parte-se do princípio que qualquer pessoa lá chega).
1 – Desfaça a árvore – Força. Acabou. Coragem. Não fique ali dias a fio a fingir que ela não existe, como o elefante no meio da sala. Nem pense muito nisso. Atire-se ao trabalho e num instante já passou. Pense que vai ficar com imenso espaço livre. Por outro lado, se quiser pode manter as luzes. Porque não? Arranje uma taça bonita ou uma jarra transparente e mantenha acesa um pouco da magia do natal (cuidado é com o gato).
2 – Planeie – O resto do ano estende-se à sua frente cinzento e frio como uma autoestrada? Paneie uma viagem. Ah sim, e dinheiro, que o Pai Natal não trouxe? Há escapadinhas que não são assim tão caras, principalmente se planeadas com antecedência, e sempre é um estímulo para aguentar melhor o resto do inverno. Sonhar também faz parte.
3 – Brinque – Faça como as crianças (enfim pelo menosas crianças há 30 anos) e passe os dias a seguir ao natal a brincar com os brinquedos novos. Use as camisolas novas, os perfumes (os panos da loiça e as meias). Não lhe deram nenhuns brinquedos novos? Brinque na mesma. Resgate os velhos jogos de tabuleiro de encontre um parceiro que esteja pelos ajustes.
4 – Organize – As finanças, as contas, a vida. Pronto, não anima ninguém, mas começar o ano organizada dá outra segurança.
5 – Faça limpezas -Sabe aquela limpeza que costuma fazer na primavera? Se não sabe, também não faz mal. Faça agora. Dê ou deite fora aquilo que não quer, tire o pó às gavetas, mude os sofás de sítio. Comece o ano com outra casa, na mesma casa.
6 – Faça uma ‘festa do armário’ – Junte as amigas, tragam aquilo de que já estão fartas, não vestem ou não vos serve, e troquem.
7 – Convide para jantar – Sabe aqueles amigos a quem fomos dizendo ao longo de Dezembro ‘a gente lá para janeirocombina qualquer coisa, que agora é muito confuso’? Pois a confusão desapareceu. Cumpra a ‘ameaça’. Convide amigos com quem já não está há muito tempo ou conheça ao vivo pessoas com quem só fala nas redes.
8 – Comece já – A encher o ano de boas memórias. Cumpra um sonho. Comece um projeto. Adote um cão. Ligue a alguém. Compre um presente… para si. Também merece.