Aí está ele: o culpado pelas chaves perdidas, por cada café entornado, pelo desespero no trânsito, pelo telemóvel que falha ou pela discussão descabida que começou não se sabem bem como. Tudo o que está atualmente a acontecer de menos bom é responsabilidade única de mercúrio retrógrado. Ou pelo menos é nisso que queremos acreditar.
Desde o dia 1 de abril que mercúrio está retrógrado, um movimento que acontece por este parecer, do ponto de vista da Terra, estar a mover-se no sentido contrário ao normal. E atenção à palavra “parecer”! Segundo Kirah Tabourn, astróloga e apresentadora do podcast norte-americano The Strology Show, trata-se de uma ilusão ótica. “É importante saber que o planeta não está mesmo a andar para trás. Todos os planetas aparentam o mesmo movimento em algum momento do seu ciclo, do ponto de vista da Terra”.
Mas Mercúrio é o planeta do Sistema Solar com um ciclo mais curto – leva 88 dias a completar uma volta completa ao Sol -, o que significa que acaba por ficar em movimento retrógrado mais vezes do que qualquer outro corpo celeste. Uma situação que acontece de três a quatro vezes a cada ano e que dura até cerca de três semanas.
E que implicações tem este movimento aparente na nossa vida? Diz a astrologia que cada corpo celeste influencia um aspeto da nossa existência e que Mercúrio é o “responsável” pela comunicação, transportes, raciocínio e tecnologia. Ora, quando este planeta está retrógrado, torna-se fácil culpá-lo por todas as dificuldades que surgem nesses campos.
Mercúrio retrógrado é então um vilão? Pode não ser bem assim. É que esta fase incentivamos a desacelerar e isso pode ter efeitos positivos. Tabourn diz que este período serve para “reavaliar áreas específicas da nossa vida”, especialmente aquelas que requerem “cura ou uma recalibração”. É tempo de reflexão, de repensar um projeto que está pendente, finalmente pegar naquele livro que está para ler ou conversar com aquele amigo que estamos há tanto para encontrar. Este abrandamento vai fazer com que as contrariedades sejam mais fáceis de lidar.
Esta fase vai durar até dia 25 de abril, sendo que o próximo Mercúrio retrógrado acontecerá de 5 a 28 de agosto e o último do ano acontecerá de 26 de novembro a 15 de dezembro – marque estas datas na agenda para não se esquecer de abrandar o ritmo, refletir e preparar as mudanças que deseja.