Depois de ter conquistado a capital, o Pasta Non Basta leva para Cascais os sabores que já são conhecidos em Lisboa graças aos restaurantes que já existem em Alvalade e nas Avenidas Novas. Uma casa que se destaca pelas iguarias inspiradas na gastronomia italiana e que convidam para refeições saborosas que podem ser degustadas em família, entre amigos ou até num momento mais romântico.
O novo restaurante do grupo abriu no dia 16 de julho numa zona residencial – ou não fizesse parte do conceito da marca a proximidade e a relação com os locais – e é a materialização do desejo do grupo de levar a qualidade da sua carta a outros concelhos. “Esta é uma abertura muito importante para nós. Os nossos clientes já nos pediam um Pasta Non Basta em Cascais e depois de muito procurarmos surgiu a localização perfeita, num bairro familiar que nos permite apostar num espaço maior e confortável que conta também com uma agradável esplanada”, afirma Frederico Seixas, um dos sócios do Grupo Non Basta. Vasco Raposo, também sócio, completa: “O nosso objectivo não é ser um grande grupo, mas expandir a qualidade”.
Numa visita recente, tive oportunidade de confirmar que a qualidade é mesmo a palavra de ordem desta casa. Ao observar o menu, percebo que os clássicos mantêm um lugar cativo enquanto as novidades sazonais chamam a atenção por sugerirem frescura e um toque de diferença. Garantem-me que muitos dos ingredientes provêm da horta que o Grupo cultiva em parceria com a associação de cariz social Semear e que depois são transformados na cozinha de modo a se obter o melhor sabor em cada prato.
Com um saboroso Bellini a acompanhar, saboreio as entradas que chegam à mesa. Provo uma Insalata di pomodoro burrata e parma (12.50 euros), muito fresca e com um toque de salgado graças ao presunto, um Carpaccio de manzo con burrata (12 euros), no qual a carne curada com pimenta preta, ervas e vinagrete de mostarda apresenta um sabor diferente e agradável, e uma Bruschetta alla pera avocado e gamberetti (9.5 euros), com uma pasta feita a partir de abacate com pimentos que se se torna muito gulosa. Para quem prefere os clássicos, a Burrata com pesto (14 euros) é a opção certa para se iniciar uma refeição.
Nos pratos principais, o Spaghetti alla carbonara (14.80) é um dos grandes clássicos, algo que entendo quando o saboreio – a combinação de sabores tem um ótimo equilíbrio. O Ravioli al romanesco (14.50 euros) é uma das novidades da estação, um prato que surpreende pela diferença do recheio, feito à base de pimentos assados e amêndoa. Para quem prefere uma opção mais fresca, a recomendação é o Penne al pesto e gamberi (16 euros), finalizado com tomate marinado, straciatella, camarão e pistache assados. Outro clássico que os fãs não permitem que desapareça da carta é o Pappardelle alla bolognese (12.50 euros), feito com molho ragu de carne picada com tomate, cebola, alho, aipo e um apontamento de salsa. Para mim, a grande surpresa foi o Risotto di pomodoro e burrata (12.50 euros), feito com pasta de tomate seco, salsa verde, e parmesão.
As pizzas, de massa fina, estaladiça e leve, fazem com que os ingredientes sobressaiam. Contam-nos que a Diavola (14.80 euros) e a Margherita (10.50 euros) continuam a ser as preferidas, mas que as de Pesto, Parma, e Bufala (17 euros), e de Porchetta e Scamorza (14.50 euros) também fazem sucesso graças às suas combinações únicas.
No momento da sobremesa, a grande estrela da casa é o Tiramisu Non Basta (6.50 euros), tão famosos que este verão a carta tem uma variante deste doce: o Tiramisu al Limone (6.50 euros), no qual o cacau e o café são substituídos por lemon curd e geleia de limão.
O restaurante conta ainda com um bar, onde é possível sentar apenas para beber um copo. Daqui saem cocktails clássicos e de autor, além de bebidas feitas na casa, como a limonada e o chá da casa. A carta de bebidas é completada com uma seleção de vinhos portugueses e italianos.
Mais informações:
Morada – Condomínio ONE Living, Loja 12 e 13, 2750-374 Cascais (junto ao Pingo Doce Praça de Touros).
Horário – Domingo a quinta-feira, das 12h às 22h30, e sextas e sábados, das 12h às 23h.
Reservas – www.grupononbasta.pt ou através do número 21 800 3230.