Pela costa até ao sul
Percurso: 375km
Lisboa • Portinho da Arrábida • Tróia • Porto Covo • Zambujeira do Mar • Odeceixe • Sagres • Lagos • Ferragudo
• Carvoeiro • Praia da Falésia
O que estas páginas de passeios por Portugal (com um pezinho em Espanha) pretendem é que encha o depósito (quer seja a combustível ou elétrico) e parta à descoberta de alguns dos recantos mais bonitos – e são muitos – do nosso país. O objetivo não é carregar no acelerador, mas viajar a um ritmo que dê para apreciar a vista (sem descurar a condução) e fazer as paragens necessárias sem stresse. Lembre-se que, em tempo de pandemia, entrar em museus, parques, restaurantes e alojamentos pode requerer algum agendamento prévio.A nossa primeira sugestão tem como partida a capital rumo ao algarve. Malas, gel e máscaras, tudo a postos? Partida.
A saída de Lisboa pela Ponte 25 de Abril, para quem não tem de a passar todos os dias, é sempre uma sensação. A ideia é sair da cidade e ir em direção ao Portinho da Arrábida pela estrada nacional N379 que serpenteia a luxuriante Serra e nos brinda com paisagens deslumbrantes, onde o verde da floresta contrasta com o azul turquesa do mar. É quase impossível não parar de 5 em 5 minutos para fotografar porque o que se vê é de cortar a respiração. Ao percorrer esta estrada, não só está no meio da natureza como ainda pode ver dois dos vários edifícios com história desta área: o Palácio da Comenda, num pequeno promontório junto ao rio Sado, e o Convento da Arrábida, do séc. XVI. O primeiro, apesar de degradado, dá ainda para imaginar um pouco do glamour de outros tempos e dos famosos que por lá passaram, como Jacqueline Kennedy que ali se refugiou após o assassínio do marido; o segundo tem uma aura misteriosa pois está mergulhado na densa floresta. Também aqui, na Arrábida, se pratica mergulho, no Parque Marinho Luiz Saldanha, e quem o faz volta sempre mais vezes tal é a beleza dos seus jardins subaquáticos.
Vamos então seguir em direção a Setúbal para ir para Tróia? Aqui, ou apanha o ferry (e a viagem demora 30 minutos) ou contorna a Reserva Natural do Estuário do Sado, o que pode levar cerca de 2 horas. Chegados a Tróia, que tal dar um mergulho nas belas praias de areia branca? Ou então mais a sul, na Comporta. Aqui não pode mesmo deixar de visitar a Carrasqueira (a 7km) e o ex-líbris da vila, o cais palafítico, um dos locais mais fotografados e exemplo de arquitetura popular.
Ao seguir mais para sul, e depois de passar por Sines, opte por viajar pela estrada M1109 até Porto Covo, o que lhe vai proporcionar verdadeiros cenários paradisíacos. Aliás, a estrada junto à costa alentejana é obrigatória para quem quer parar de vez em quando e descobrir praias escondidas e selvagens. Em Porto Covo, faça um passeio por este vilarejo de casinhas brancas lindíssimas para desentorpecer as pernas e culmine com um mergulho no mar. Ao longe, o que está a ver é a ilha do Pessegueiro, que não tem aquela árvore do dito fruto mas sim vestígios de ocupação romana e as ruínas de um forte do séc. XVII. Pode fazer a paragem seguinte em Vila Nova de Milfontes e desfrutar da praia com extenso areal ou seguir em direção à Zambujeira, considerada uma das 7 maravilhas na categoria das praias urbanas (se quiser maior reclusão, basta conduzir mais uns quilómetros para sul). Aliás, todas estas praias douradas da costa alentejana são um convite ao mergulho, aos desportos de mar e à imortalidade através da fotografia. Recomendamos também uns mergulhos na praia de Odeceixe e as fabulosas formações rochosas da praia da Fateixa merecem destaque no seu Instagram. Mais uns mergulhos na praia da Arrifana e 30km adiante, que tal fazer o trilho do pontal da Carrapateira… a pé? São cerca de 10km de percursos junto às dunas e vista espetacular, como se adivinha. Ou então conduza pela estrada da praia e pare de vez em quando para ver onde as passadeiras de madeira os levam. Prontos para seguir para Sagres? A juntar à sua beleza natural, esta vila tem sempre uma aura mística e para isso muito ajudam aqueles planaltos de vegetação rasteira, falésias e arribas esculpidas pelo vento atlântico e pelo mar revolto. Visita obrigatória é à Fortaleza, ao Cabo de Sagres, Farol e o Cabo de São Vicente. Em Lagos, além das praias maravilhosas, não pode deixar de ver as conhecidas rochas da Ponta da Piedade e fazer uma viagem de barco junto à costa, passando pela famosa gruta suspensa de Benagil. Os mais pequenos também têm aqui por esta zona bastante entretenimento: o Zoo de Lagos e o Parque Aventura; um pouco mais longe o parque aquático Slide & Splash (ou o Aquashow) e o Zoomarine. A caminho da meta e daquela que é considerada uma das 25 mais belas praias do mundo, a Falésia, se puder passe ainda por duas pitorescas vilas piscatórias: Ferragudo e o seu casario branco junto às margens do rio Arade, e Carvoeiro e as casas dispostas como um anfiteatro na encosta rochosa que se abre para a praia.