Sabia que basta fazer sumo de um limão por dia para atingir 50% da dose diária de vitamina C que precisamos? É também rico em fibra, potássio e outras 8 vitaminas, daí ser um fantástico reforço do nosso sistema imunitário e um aliado precioso no inverno já que nos protege mais das gripes e constipações.
Se tem um limoeiro no jardim é uma pessoa de sorte, além de limonadas frescas, tem sempre ‘material-base’ para os seus múltiplos usos domésticos.
1. Faça uma limonada. Comecemos pelo mais elementar, deitar umas gotas de limão num copo de água, diariamente, é um forma de ajudar a prevenir pedra no rim, já que este fruto é rico num inibidor natural de cálculos renais.
2. Adicione ao chá. Além de poder preparar o clássico chá de casca de limão, experimente adicionar o seu sumo ao chá verde. Isto torna a bebida ainda mais saudável, já que o limão ajuda o organismo a absorver até 5 vezes mais antioxidantes do chá. Sem ele, menos de 20% desses compostos benéficos são aproveitados.
De acordo com o médico americano Michael Greger, fundador do site NutritionFacts.org, “o chá verde é uma das bebidas mais saudáveis que podemos consumir. Está associado a uma redução de cerca de 30% no risco de cancro da mama, além de proteger contra o cancro do ovário e do endométrio. Também ajuda a reduzir o colesterol, a pressão arterial, o açúcar no sangue e a gordura corporal, além de proteger o cérebro contra o declínio cognitivo e acidentes vasculares cerebrais.”
3. Evite que outros alimentos oxidem. Se quiser guardar uma maçã às rodelas ou meio abacate para mais tarde esprema uma quantidade generosa de sumo de limão sobre a tábua de corte e os alimentos antes de os envolver em película aderente, evitando assim a exposição ao ar. Para manter a cor branca da couve flor durante a cozedura, regue os floretes crus com sumo de limão.
4. Não desperdice nada. Use o fruto por inteiro, os limões são ricos em fibra (a polpa e a casca), sobretudo em pectina, um prébiótico que alimenta as nossas bactérias amigas no intestino (ajudam na digestão, a reduzir o inchaço abdominal e previnem tanto a prisãoo de ventre como a diarreia). Se tiver uma boa trituradora, adicione o fruto por inteiro por exemplo, em smoothies.
5. Junte-o às limpezas. Em vez de comprar detergentes a cheirar a ‘limão’, use-o na sua forma real, já que este fruto é um desodorizante e higienizador natural muito eficaz. Por exemplo, é um agente fantástico na limpeza, para eliminar odores, limpeza de superficíes, tábuas de corte e até afastar insetos. Depois de limpar o frigorífico, coloque uma esponja (limpa) embebida em sumo de limão dentro deste eletrodoméstico para eliminar odores. Para remover cheiro a cebola, carne, peixe ou alho, esfregue a tábua de madeira com meio limão. Há quem jure pela eficiência de um pano embebido em 2l de água com sumo de 4 limões mais as cascas contra formigas e baratas na porta de entrada destes bicharocos.
Como os preservar
Faça a sua própria conserva, preservando assim os seus nutrientes o ano inteiro. Assim pode usar estes limões de conserva em receitas.
Ingredientes:
12 limões
1 chávena de chá de sal marinho
6 grãos de pimenta
1 pau de canela
1 pitada de sementes de funcho
2 folhas de louro
Preparação
1. Lave 10 limões, corte-os em 4 e coloque-os numa tigela.
2. Junte o sal e, com as mãos, massageie as cascas para haver melhor absorção.
3. Adicione a pimenta, a canela, o funcho e o louro.
4. Pressione os ingredientes num frasco de vidro hermético, previamente esterilizado.
5. Esprema o sumo dos dois limões restantes para dentro do frasco até todos os ingredientes ficarem cobertos. Tenha o cuidado de fechar bem o frasco.