FINLÂNDIA
Para quem gosta de verões frescos, Arte e Natureza, a Finlândia é paragem obrigatória. Com temperaturas à volta dos 20ºC nesta altura do ano, o menos densamente povoado país da UE tem muito para oferecer aos turistas: de passeios ao ar livre pelos mais de 40 parques nacionais, a localidades medievais como Porvoo (segunda cidade mais antiga), com casinhas em madeira e ruas empedradas, passando por parques temáticos infantis como o Moomin World, em que os mais pequenos passam o dia em aventuras, acompanhados pelas personagens do conto de fadas. A capital é lindíssima, aqui vale a pena explorar os edifícios históricos, como o Parlamento ou as Catedrais de Helsínquia e de Uspenski, ou outros mais modernos, como o Löyly, o edifício das saunas públicas, a bela Biblioteca Oodi, a Igreja da Rocha (Temppeliaukio), ou ainda o Museu Amos Rex e as surpreendentes cúpulas que se erguem do pavimento. Info: visitfinland.fi.
________________________________________________________________________________________________________
SUíÇA
Nos Alpes, o país dos lagos, do chocolate e da Heidi. Aqui fala-se alemão, francês, italiano e romanche, e não é à toa que existe a expressão ‘como um relógio suíço’. Berna é a capital e alguns dos pontos obrigatórios são a Cidade Velha (Património Mundial pela Unesco), o Relógio Astronómico, o Museu e Casa Einstein, a Catedral de Berna, o Parque Rosengarten e, claro, o Centro de Arte Paul Klee. Zurique é outra cidade a visitar, sobretudo o centro histórico com dezenas de museus e galerias de arte. Para alegrar (ainda mais) os miúdos (e recordar a sua infância), vá até à Vila de Heidi, em Maienfeld. Um must é também ir num comboio antigo de Vitznau a Rigi e desfrutar da paisagem maravilhosa sobre o Lago Lucerna. Prefere pedalar? Então sugerimos Gstaad. Caminhadas? O trilho em Neckertal é uma experiência única. Info: myswitzerland.com.
____________________________________________________________________________________________________________________
SUÉCIA
Comecemos esta ‘viagem’ por um programa que os mais pequenos vão adorar: o Mundo da Pipi das Meias Altas (Vimmerby), parque temático com os cenários descritos nos livros de Astrid Lindgren. Ainda em Smäland, visite o Museu do Ikea ou divirta-se nos parques da região onde todos podem pode fazer kayak, caminhada, pescar, andar de bicicleta ou slide. Na capital, tem de dar uma voltinha no parque de diversões Gröna Lund, um salto ao Museu interativo dos Abba, e navegar em doca seca no Vasa, o nome do museu que é também de uma embarcação de guerra do séc. XVII. E que tal um passeio pela charmosa Cidade Velha de Gamla Stan? Entre no Museu Nobel e passe pela Catedral São Nicolau e imponente Palácio Real. Se procura algo mais hipster, vá até Södermalm, com lojas e restaurantes da moda, obrigatório para os fãs da saga Millenium.Info: visitsweden.com.
______________________________________________________________________________________________________________
NOVA ZELÂNDIA
Conhecida por ter mais ovelhas que pessoas, a Nova Zelândia tem muito para conhecer, desde praias lindíssimas à riquíssima cultura aborígene: vá até Rotorua (Ilha Norte) para ficar a conhecer melhor a história e arte do povo Maori. A paisagem natural deste país é deslumbrante, por isso não é de espantar que aqui tenham encontrado o local ideal para filmar a saga ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Hobbit’ (além disso, o realizador Peter Jackson é neozelandês), por isso toca a visitar o set de filmagens Hobbiton (ilha norte). Outra paragem obrigatória é Zealandia, um eco santuário, perto de Wellington, cujo objetivo foi não só restaurar os ecossistemas florestais e de água doce, como proteger e reintroduzir espécies de vida selvagem que quase desapareceram do país. Na ilha sul sugerimos a quinta Shamarra Alpacas, onde toda a família vai adorar conviver com estes animais, e uma caminhada no Milford Track, no parque nacional Fiordland.Info: newzealand.com.