‘A good heel picks you. Don’t follow trends – follow yourself, you have to stand tall and proud.’ – Manolo Blahnik
Nas lojas vemos muitos estilos de sapatos; com salto super altos, ‘peep-toes’, sabrinas e modelos mais desportivos. Em cada estação são lançadas coleções de novos modelos, mas, como acontece com a roupa, quando toca ao sapato, temos que antes de mais analisar qual o tipo de sapato que nos favorece mais, tanto a nível da morfologia como ao nível do estilo. O designer famoso de sapatos, Manolo Blahnik até aconselha a não ligar às tendências, senão tínhamos que mudar a nossa coleção de 4 em 4 meses, o que era ridículo!
Salto alto – a ferramenta chave
Um sapato com salto alto favorece quase todas as mulheres, se for bem escolhido. Exige algum treino inicial, mas o resultado são pernas mais compridas, uma barriga da perna mais elegante e uma postura mais direita.
Se não está habituada a usar saltos altos, comece com saltos mais baixos, isto é, com. 4 cm, e comece a aumentar pouco a pouco.
Um sapato com salto alto exige muito do nosso corpo, pelo que o conforto é essencial. Hoje em dia as boas marcas (e mais caras) têm mais preocupação com o conforto pelo que é mais fácil encontrar o seu sapato de sonho. Deixe os pés descansar de vez em quando, principalmente quando vai usar os saltos altos durante muitas horas. Uma sugestão é utilizar palminhas de silicone que dão mais descanso ao pé.
Se o salto alto é realmente uma luta para si, use o em cunha, que é mais confortável e dá mais suporte às pernas.
Alternativa confortável: Salto em cunha
Continuamos a ver o salto em cunha nas lojas, no inverno e no verão. E ainda bem, porque tal como o salto alto, ajuda a alongar a perna e dá mais elegância ao corpo. Talvez seja um pouco menos sofisticado, mas fica muito bem principalmente para quem tem pernas mais volumosas, pois cria mais harmonia.
Como alongar as pernas
Além do salto alto, há outras maneiras para dar mais uns centímetros e elegância à sua perna, como por exemplo:
– Escolha a mesma cor no sapato e nas meias, collants ou calças. No verão, um sapato de cor igual à nossa pele é a solução.
– Um sapato com nariz bicudo alonga mais a perna do que com nariz arredondado, mas um sapato com nariz arredondado é bom para quem tem pés grandes.
– Slingbacks (com presilha para trás dos tornozelos) também alongam a perna, pois a parte da frente do pé fica visível.
Dicas finais:
– Se tem pernas mais grossas, o salto em cunha é mais indicado do que um salto fino
– Se tem um pé grande, o salto alto ajuda a ‘encurtar’ o pé
– Se tem dedos de pé compridos, no verão pode usar sandálias com detalhes (p.e. fitas) junto aos dedos do pé de forma a fazer parecê-los menos compridos
– Sapatos são um dos acabamentos mais importantes para um look bem sucedido. Escolha um sapato com o qual se sente confiante e que transmite a sua personalidade
– Num look neutro, com um sapato fora de vulgar pode fazer um visual super original!
Para mais informações, clique aqui