Um lugar na primeira fila nos principais desfiles das melhores semanas de moda do mundo pode ser o sonho da maioria das mulheres. Ver de perto, ao vivo e em primeira mão as peças dos mais talentosos designers pode ser um desejo para muitas e um privilégio bastante restrito. Mas parece que tudo muda quando se trata de uma pessoa famosa. Se pensava que as celebridades eram tão apaixonadas por moda que até se esforçavam para conseguir um convite para assistir aos desfiles, lamentamos dizer que estava enganada. As figuras públicas para além de terem um lugar na primeira fila, ainda são pagas para isso.
Segundo dados do jornal The Sun, Rihanna recebeu 100 mil dólares ( cerca de €77234) para estar no desfile de Karl Lagerfeld, em Paris. Outros rumores dão conta de que Jessica Chastain recebeu 80 mil dólares (cerca de €61787) para tirar uma foto no desfile de Armani Privé.
Em 2010 o site Fashionista.com publicou uma lista com os valores que os famosos recebiam por um lugar na primeira-fila. Beyoncé pode chegar a 100 mil dólares, enquanto Leighton Meester ganha cerca de 40 mil dólares. Mas as compensações nem sempre são em dinheiro. Em 2007, Lily Allen admitiu que em troca de estar presente no desfile de Saint Laurent podia escolher tudo o que quisesse da loja (um verdadeiro sonho para qualquer mulher). Claro que o valor destas figuras públicas varia conforme a sua projecção. Por exemplo, a atriz Lindsay Lohan actualmente não consegue um convite mesmo que faça a presença sem cobrar nada.
Em declarações ao Style Caster a Ceo da empresa de celebridades Flying Television explica este fenómeno. “Uma celebridade na primeira fila de um desfile pode ser tão valiosa para a marca como uma boa crítica na Women’s Wear Daily”, afima Lori Levine.
A prática de contratar celebridades tornou-se tão comum que os próprios orçamentos dos desfiles já incluem um fundo só para este tipo de gastos. Tudo porque as celebridades vão fazer com que a marca seja mencionada na imprensa, nas revistas, nos blogs e nas redes sociais.
Enquanto vips como Rihanna e Jessica Chastain são pagas por desfile, outras com contrato com a marca têm que marcar presença obrigatória no desfile. Por exemplo, no contrato de Jennifer Lawrence com a Dior já está estabelecido que a atriz tem que estar no desfile.
Ainda assim, Levine revela que os grandes nomes da moda não pagam a ninguém e apenas enviam o convite. “No caso do desfile da Chanel toda a gente quer ficar na primeira fila. Marc Jacobs também não faz este tipo de pagamentos. E as celebridades simplesmente adoram o Zac Posen.. ele está a ter ano excepcional”.