Daniela Barros fez desfilar as suas propostas para a próxima estação quente na Fashion Scout, em Londres. O preto e o branco são as cores que marcam uma coleção pautada pela alfaiataria relaxada em que as linhas mais rígidas se encontram com estruturas relaxadas. “Desestruturei as peças e alguns elementos clássicos. Criei elementos pesados que ao mesmo tempo são leves, como os casacos que são estruturados e ao mesmo tempo muito confortáveis”, explicou a própria.
‘Destruturar’ parece ser um dos verbos que melhor caracteriza o trabalho de Daniela Barros, que cria a pensar nas formas das peças. “O que torna a minha marca especial é que trabalho muito a forma e a estrutura da peça. Não me satisfaz fazer uma t-shirt, gosto de pensar como posso desestruturá-la e fazê-la de forma diferente ou enriquecê-la”, afirmou a designer.
Depois do desfile, as peças que foram desenhadas a pensar numa mulher com um “caráter forte” integram uma exposição profissional, dirigida aos públicos especializados. Mais uma oportunidade para Daniela conquistar novos compradores e integrar-se num mercado que abre novas portas aos jovens designers. “Londres é um mercado muito aberto a novos criadores e nesse sentido acaba por abranger um maior mercado, um grande contacto com as lojas que para nós são importante e também com a impressa”.
A internacionalização tem sido o caminho escolhido pela criadora. As suas peças estão à venda em dois lojas online e numa loja em Toronto. Expor a marca em feiras além-fronteiras e estabelecer contactos com os compradores é outra das etapas fundamentais para estabelecer a marca. Com o apoio do Portugal Fashion Daniela Barros já expôs em várias plataformas em Paris, desfilou na Holanda, Madrid e mais recentemente em Viena.
Um trabalho que já tem resultados visíveis.Neste momento Daniela já consegue viver daquilo que mais gosta, a moda. “Já vivo apenas disso, não só da minha coleção como de outras valências da empresa. A nível de design desenvolvo para marcas de roupa japonesas e, por esse motivo, é sustentável”, declarou.