Se tivéssemos que eleger uma das tendências mais fortes da próxima estação, a resposta certamente seria… capas e ponchos! O final do desfile da Burberry, em que todas as modelos caminhavam com ponchos em cima dos ombros, antecipava aquilo que seria o próximo outono/inverno. Rapidamente, it girls como Olivia Palermo, Cara Delevigne e Miroslava Duma confirmavam, no street style, que os ponchos seriam a peça mais desejada.
A Burberry apresentou os ponchos da forma mais descontraída possível, usados em cima de vestidos cintados. A fórmula é mesmo usá-los da forma mais simples e trendy.
Olivia Palermo foi das primeiras a mostrar como, criando um look em que usava calções, camisa aos quadrados, poncho e umas botas acima do joelho (outra das grandes tendências da estação). Por sua vez, a modelo Rosie Huntington também mostrou a sua interpretação da peça da Burberry. Usou o seu poncho personalizado com uns jeans, um chapéu e umas botas acima do joelho.
Mas os ponchos não foram uma ideia exclusiva da Burberry. Dolce & Gabbana e Valentino mostraram uma versão dos ponchos mais romântica, com estampados de efeito óptico, com borboletas ou um estilo mais medieval.
Na Saint Laurent Paris, Hedi Slimane recorreu ao modelo de capa mais curta para enfatizar as silhuetas inspiradas nos anos 60 que marcaram o desfile, com padrões xadrez ou em veludo.
Fora das passerelles, os ponchos e as capas são uma boa opção para quebrar a monotonia dos casacos. O ideal é sempre experimentar para não cair no erro de comprar um poncho com muito tecido, que só vais acrescentar volume à silhueta. Se quiser usar um poncho ou capa mais curtos, pode combiná-lo com saias ou calções. Se optar por um modelo mais comprido use com umas calças skinny ou umas leggins.