No entanto, também é verdade que deve ser a roupa a adaptar-se ao corpo e nunca o contrário. Evitar as peças que não foram feitas para o seu tipo de silhueta, independentemente do número que veste, elimina a esmagadora maioria das crises de insegurança.
E depois há os truques para as especificidades de cada uma.Vejamos alguns:
1 – “Muffin top”
Vulgo aquelas gordurinhas na zona da cintura. Para que ninguém dê por elas, é fácil: primeiro, como é óbvio, nunca compre tamanhos apertados para si. Ainda que seja magra, roupa demasiado justa acaba por “inventar” saliências . Depois, adopte calças de cintura subida q.b, que acomodem toda a zona das ancas sem apertar. E se não passa sem os seus jeans descaídos (que apesar de tudo, lhe moldam os glúteos como uma luva) guarde-os para usar APENAS com blusas, tops e camisas compridos. Evite ainda vestidos e túnicas de malha, especialmente se forem justos e/ou tiverem elastano. Se não passa sem eles, arranje um body ou combinação do tipo spanx.
2 – Barriga
Quer se trate de um pouco de “estômago” ou volume na zona inferior do abdómen, contornar esse incómodo não é complicado. Para começar, fuja de tecidos finos e coleantes nessa zona: tops e t-shirts devem ser de algodão, nunca sintéticos, e num tamanho mais folgado se possível. A camisas ligeiramente soltas também são um grande aliado: usadas por dentro de uma saia ou calças permitem mostrar que se tem cintura sem acentuar qualquer “pancinha”; longas e de estilo masculino, sobre calças slim, fazem o efeito de uma túnica mas com um aspecto mais polido.
Os vestidos wrap, ou envelope, são uma grande ajuda desde que se fuja de tecidos elásticos. As cintas tipo spanx devem estar sempre à mão! Aqui também vimos algumas dicas para usar saias sem evidenciar barriguinhas.
3 – Braços “de lavadeira”…ou de esparguete
Esta zona do corpo é pouco mencionada, o que faz com que muita gente não lhe preste a devida atenção (causa de algumas figuras menos abonatórias por aí). Mas a verdade é que tem os seus quês e por vezes até um braço elegante, com a roupa errada, pode parecer menos bem – principalmente perante uma câmara! Se os acha um pouco volumosos, mas estão firmes, limite-se a aplicar a regra de ouro: não use mangas a terminar na parte mais ampla do braço. Vestidos sem mangas ou cap sleeves, que alongam, são melhor ideia que uma manga “curta” a bater no bícep. Evite também mangas apertadas ou de elástico. Porém, se são realmente gordinhos ou estão flácidos (depois de um emagrecimento súbito, por exemplo) é melhor abster-se de os exibir até nova ordem. As mangas a 3/4 e as mangas compridas e justas q.b até ao punho favorecem todas as mulheres e ficam extremamente elegantes.
Se pelo contrário, considera os seus braços um pouco “escanzelados” ou ossudos, pode abusar das mangas curtas e justas, que “engordam” um bocadinho.