O amor parece ter sido à primeira vista, depois de terem conquistado a Camera Nazionale della Moda Italiana, os criadores portugueses continuam o romance num dos maiores palcos da moda: a Semana de Moda de Milão.
Um casamento que já está a dar frutos. No final do desfile de Carlos Gil são muitos os interessados que chegam até ao backstage para conhecer o criador. “Foi a primeira vez que isto me aconteceu, uma senhora inglesa e alguns responsáveis por showrooms na China vieram até aqui para me conhecer. Quiseram felicitar-me e entrar em contacto para fazer compras”, conta-nos Carlos Gil.
Uma prova de que estar presente nos maiores palcos da moda traz resultados reais para os criadores portugueses. “Isto só demonstra que estamos a dar os passos certos. As pessoas acreditam mais na marca e tenho tido um grande feedback internacional”, afirma. As peças de Carlos Gil já correm o mundo, neste momento são vendidas em mercados como o Dubai, Brasil e Itália.
Para o próximo inverno, o designer apresentou a coleção intitulada ‘Ecletic’, com propostas que não podiam ser mais variadas. O inverno de Carlos Gil é uma pijama party, com uma mistura de materiais e padrões, uma fusão entre o vintage e moderno e uma combinação entre os anos 80 e os anos 20. O resultado são peças com estilo sportswear, casacos bomber, combinações de estampados, rendas, transparências e sleep dresses (uma das tendências para esta estação). Peças que vão tornar o nosso inverno mais divertido.
Depois da festa de pijama de Carlos Gil surgiu mais uma surpresa no The Mall. O criador Miguel Vieira, também ele pela segunda vez neste palco, fez desfilar uma coleção colorida. O preto e branco, cores de eleição do designer, continuaram presentes, mas o amarelo e azul vieram dar uma nova dimensão às criações de Miguel Vieira. “Quis transmitir coleções através da cor, cada cor transmite-nos uma emoção e combinadas entre si fazem uma energia diferente”, explica-nos.
Pintados com estes tons, a base Miguel Vieira estava sempre lá, um registro sempre presente, a qualidade a que já nos habituou em materiais como a caxemira e elegância de um design sofisticado que se pode tornar quase eterno no guarda-roupa. Para o próximo inverno, traz o minimalismo, mas carregado de detalhes: as franjas nas camisolas, o linha dourada nos vestidos brancos, tecidos trabalhados com folhos.
Estar em Milão é o concretizar de um objectivo. “Já fiz várias fashion weeks, mas esta é mesmo aquela que sempre quis fazer. Sou cada vez mais reconhecidos nas feiras, tenho mais contactos de buyers e pedidos de comunicação social internacional”, colmata Miguel Vieira. Milão não é não é só um dos maiores palcos da moda, é a montra perfeita para fazer contactos, para elevar o design português e para tornar as marcas nacionais em marcas globais.