Conhecida primeiro como princesa das Astúrias e depois como rainha de Espanha, Letizia Ortiz também se tornou num dos maiores ícones de moda da atualidade. Apesar da riqueza e do privilégio que está ao ser dispor, a alteza real opta por combinar peças de luxo com outras mais acessíveis à mulher comum. São estas as características que podem explicar o facto de se ter tornado numa das figuras da família real que os espanhóis mais acarinham.
Hoje, Letizia Ortiz Rocasolano comemora os seus 44 anos de idade. Antes de ser associada ao príncipe Filipe, Letizia era uma jornalista respeitada no meio, reconhecida pelas pessoas e pivô do noticiário mais visto do país. Com o anúncio do noivado feito no final de 2003, o seu reconhecimento tomou proporções planetárias. Não nos esqueçamos que na altura estávamos a falar da próxima rainha de Espanha.
Porém, um noivado real não passa sem escândalos. Antes de se tornar esposa do atual rei, Letizia casara-se com o escritor e professor espanhol Alonso Pérez durante pouco menos de um ano, tendo o divórcio sido oficializado em 1999. Na altura chegou-se a avançar que o casamento real não poderia acontecer, até que a Igreja Católica confirmou que o matrimónio religioso era possível, pois o anterior casamento de Letizia teria sido apenas civil.
O casamento real dá-se a 22 de maio de 2004 e Letizia torna-se princesa de Espanha e, desde então, a outrora jornalista tornou-se numa das principais figuras da realeza mundial e num ícone do estilo. As notícias que se faziam sobre a própria davam conta da sua magreza, mas também do facto de ter deixado de parte das suas escolhas de roupa, em muitas dos eventos em que participa, as mais caras e exclusivas marcas de luxo.
Foi a própria que inaugurou um estilo mais acessível para as principais figuras formais de um país. A princesa que se tornou rainha, influenciou outras altas figuras femininas mundiais a vestir peças mais baratas e que a mulher da classe média possa também usar. Vejamos a primeira-dama dos Estados Unidos da América, que a par das atividades filantrópicas que leva a cabo, é atualmente conhecida também pelo facto de envergar roupa acessível, o que a distingue das anteriores mulheres que ocuparam aquela posição.
Além disto, a Rainha de Espanha tem entre as mulheres as suas maiores fãs, ao mesmo tempo que põe os entendidos em moda com os olhos em bico, pelo simples facto de repetir visuais, o que para si não é propriamente novidade, fazendo-o publicamente desde que se tornou princesa. Neste campo, temos como principal exemplo a Duquesa de Cambridge e futura Rainha do Reino Unido, Kate Middleton é uma das principais figuras públicas que não tem pudor em repetir peças de roupa.
A ACTIVA recolheu os looks mais recentes que provam que Letizia Ortiz é mesmo uma das referências e um dos ícones de moda a seguir!