A RECLUSA é uma marca de moda relançada em 2016. Dois anos depois, apresenta a nova designer, Filipa Brito e Abreu, com a coleção de malas Break the Wave, para a primavera-verão 2018, que promete quebrar ondas. Mas não as do mar.
Esta nova coleção, fotografada na Praia das Furnas, em Vila Nova de Milfontes, pretende quebrar ondas de preconceito e de estigma. A responsável pela comunicação e marketing da marca, Madalena Mantas, diz que este conceito surgiu de forma espontânea
“À irreverência da onda que quebra na praia, às tachas que são uma constante nas malas que nos lembram a areia, às peles usadas com predominância de tons de azul, branco e cinza com o brilho da luz local, juntámos o Break do nosso slogan ‘Made to Break’, porque existimos por causa de mulheres irreverentes, que quebram regras“.
A própria história da RECLUSA prova que é uma marca que pretende fazer a diferença. Neste caso, ao dar uma segunda oportunidade a reclusas e ex-reclusas, nomeadamente às do Estabelecimento Prisional de Tires, para as quais reverte a totalidade dos lucros, de modo a conseguirem ter formação e materiais para, elas próprias, confecionarem peças para as coleções de moda. Além disso, apostam também no acompanhamento destas mulheres quando saem da prisão.
A filosofia da marca assenta em cinco principais missões: Quebrar os Padrões – Desperdício Zero (RECLUSA lab), Quebrar as Barreiras – Artesanato (RECLUSA factory), Quebrar o Modelo – Comércio Justo (RECLUSA store), Quebrar as Correntes – Empoderamento (RECLUSA academy) e Quebrar o Estigma – Diversidade (RECLUSA community).