Odete. Chama-se Odete, a minha primeira colecção cápsula 100% No Gender. Sim, tem nome de mulher – mas garanto-vos que assenta em tod@s. E chama-se Odete, porque foi a mulher que me fez acreditar que somos tod@s iguais – a minha avó. O meu autocarro dos sonhos, como sempre lhe chamei.
Esta primeira colecção cápsula é apenas uma amostra daquilo que está pensado para um futuro não muito longínquo. Por agora vão estar disponíveis 5 peças:
– Duas t-shirts com diferentes tamanhos de logo;
– Uma tote bag 100% de material reciclado;
– Um jumper;
– Um hoodie.
Toda a produção foi feita em Portugal, na Azul Marinho, empresa de estampagens de produção de muita qualidade, que me garantiu uma fabricação 100% nacional. O logotipo foi, depois de muitas experiências negadas, e outras tantas peneiradas, fruto da mente brilhante do designer Rafael Medeiros, em parceria comigo.
E nasce assim um sonho. Provavelmente um dos maiores de todos. Aquele que sempre disse que ia acontecer – et voilá, de hoje em diante está ao dispor de todos.
Os preços variam entre os 20 e os 65€. 10% do lucro desta colecção reverte a favor da Capazes – associação feminista que faz um trabalho exímio e constante na luta pela igualdade de género.
Obrigado ao Pedro Barroso por se ter juntado a mim neste catálogo. Ele, que faz bater o coração de tantas mulheres, foi o primeiro a dizer que “Eu assumo a causa. Ela também é minha”.
Obrigado à revista ACTIVA por me ter dado colo para que tudo isto se tornasse exequível – sem vocês, isto até poderia ser possível, mas jamais agora.
E hoje, dia 10 de Março, dia do 55º aniversário de casamento dos meus avós maternos lanço a minha primeira colecção que celebra o amor, a igualdade e a vida. Até hoje a Odete foi sempre minha. De hoje em diante, a Odete pode ser de qualquer um de vós.
No Gender by Mário de Carvalho vai estar à venda através do instagram @riostylist, e estará no dia 4 de abril à venda no único ponto físico (até ao momento) no Hall Market, em Lisboa, junto de nomes como o de Filipe Faísca.