A ideia de criar uma marca 100% sustentável, surgiu em 2019 por um jovem casal empreendedor. Com o objetivo de adotar um estilo de vida mais sustentável e consciente, nomeadamente com várias técnicas de poupanças de água e redução do uso de plástico e do lixo produzido nas suas vidas, perceberam que não existia, em Portugal, uma oferta de marcas que comercializassem roupa sustentável para os desportos que praticam (yoga, padel, ténis, futebol, fitness, entre outros).
A primeira coleção tem como nome Lotus, uma vez que tal como a flor nasce bela e pura das águas mais turvas, também a Breathe surge em 2020, num ano atípico marcado pela pandemia mundial e de muitos desafios. A marca arranca com modelos minimalistas e intemporais para homem e mulher, onde é possível encontrar calças, calções, t-shirts e tops de desporto. Na palete de cores, inspirada na natureza destaca-se o verde, azul, vermelho e branco.
A primeira coleção é concebida com Algodão BCI (Better Cotton Iniciative) e o Lyocell (Tencel), materiais certificados, produzidos no Norte, através de matérias naturais, sem plásticos, promovendo um comércio justo e menor desperdício e consumo de água. Todos os tecidos produzidos são tingidos de forma natural sem recurso a produtos químicos, através dos extratos de plantas e cogumelos.
As peças da Breathe estão disponíveis no site da marca www.breathesportswear.pt ou na página de instagram @breathe_sportswear