A moda é, muitas vezes, um reflexo dos tempos que correm.
Este ano, em pleno contexto de pandemia, faria sentido que todos nós adotássemos as peças confortáveis como “uniformes” para o dia-a-dia. Contudo, de acordo com dados internos do Google, continuamos a divertir-nos e a expressar-nos através das roupas sem nos tornarmos uma sociedade escrava do loungewear.
Prova disso é que os visuais clássicos dos anos 2000 foram muito procurados no motor de pesquisa. Uma estética que claramente não prioritiza o conforto, ou foi pensada para pessoas em regime de teletrabalho. Quem se imagina a trabalhar com um “look” de ganga sobre ganga, tops curtíssimos ou com a tanga à vista? Não, obrigada.
Porém, este não é o termo que ocupa o primeiro lugar da lista Year in Search de 2020. Curiosa em relação aos resultados? Conheça-os abaixo:
“Indie style”
O estilo indie está intrinsecamente ligado ao estilo retro, outra tendência que consta nesta lista. O facto de ambos terem disparado em popularidade reflete que as pessoas decidiram explorar formas de vestir, em vez de se renderem aos fatos de treino. A minissaia xadrez dos anos 1990 fez um regresso triunfal, sendo que é uma peça indie que preenche todos os requisitos num ano que poderia ter sido de conformidade.
“Streetwear style”
Continuando em modo saudosismo, streetwear — a estética casual e confortável que definiu muitas das tendências dos anos 1990 — foi o segundo termo mais pesquisado pelos utilizadores do Google. Tendo em conta que Kim Kardashian está a tentar trazer os fatos de treino em veludo de volta através da sua marca de shapewear e loungewear, a SKIMS, não é surpreendente que este tipo de visuais tenha feito furor este ano.
“Alt style”
Esta tendência é sobre expressar identidade cultural através da moda e, geralmente, gira em torno de subculturas como, por exemplo, a gótica, emo ou soft grunge. Este ano, o cardigã tornou-se bastante popular entre as influencers na casa dos 20, incluindo Bella Hadid e Kaia Gerber.
“Urban style”
Semelhante ao streetwear, é uma tendência à qual às pessoas aderiram, mesmo estando dentro de casa. É muito provável que a sua popularidade se prenda com a série documental da Netflix “The Last Dance”, que segue a equipa da NBA Chicago Bulls ao longo dos anos 1990 e (re)lembrou os fãs do estilo icónico de Michael Jordan fora dos campos de basquetebol.
“Skater girl style”
A viagem nostálgica continua com este estilo a aparecer entre as tendências mais populares. As minissaias em padrões arrojados, os gorros, os tops que deixam a barriga à mostra, os Vans e as calças de ganga rasgadas e oversized estão de volta – e em grande força.
“‘80s style clothing”
O vestido-sweater foi a resposta para quem procurava elevar os visuais para trabalhar em casa. Trata-se de uma tendência que veio diretamente dos arquivos dos anos 1980.
“Boho style”
Embora este estilo seja sinónimo da temporada de festivais, sem estes eventos, a versão de 2020 aproximou-se do fenómeno da estética “cottagecore”, que celebra a idealização de uma vida rural e ganhou a atenção do público nos últimos meses, com o lançamento do álbum mais recente de Taylor Swift.
Michael Jordan Addison Rae Taylor Swift
“E girl style”
Embora tenhamos ficado em casa, continuámos a procurar ligações sociais e entretenimento. Por isso mesmo, o TikTok teve um ano fantástico, sendo que muitas pessoas procuraram a rede social chinesa para exibirem os seus dotes para a dança e escolhas de moda. Cada subcultura na plataforma tem o seu próprio hashtag e um dos mais populares era #EGirls.
“Y2K style”
Bella Hadid e Kendall Jenner adoram o estilo clássico dos anos 2000, composto por calças de ganga e um crop top. O derradeiro visual dessa era? A tanga à mostra, que este ano conquistou figuras como, por exemplo, Emily Ratajkowski e Kim Kardashian.
“Retro style”
O regresso do lenço na cabeça, popularizado por Jackie Kennedy nos anos 1960, dos jeans flare boca-de-sino, da minissaia xadrez dos anos 1990 e das boinas marcou um ano surpreendentemente elegante para quem mal saiu de casa.
Charli D’amelio Kendall Jenner Bella Hadid