Filmado em plena pandemia, com a produção e atores isolados, “Malcolm & Marie” estreou recentemente na Netflix e já faz parte da lista de filmes mais vistos na plataforma.
A ação decorre em apenas uma noite na vida do realizador de cinema Malcolm (John David Washington) e da namorada. Marie (Zendaya), acompanhando uma longa discussão do casal. Entre diálogos longos, que tocam em feridas profundas do relacionamento, e a estética a preto e branco, há outra coisa que chama a atenção na longa-metragem: o figurino da protagonista. Composto só por três looks, o vestuário da jovem vai mudando no decorrer da madrugada, ajudando a contextualizar a passagem do tempo e a evolução da briga.
O figurino é assinado pelo autointitulado “arquiteto de imagem” Law Roach, que trabalha com várias celebridades, incluindo a própria Zendaya, com quem tem uma longa parceria e até já assinou uma coleção em conjunto para a Tommy Hilfiger. Segundo o especialista em moda, a ideia do realizador Sam Levinson era que os visuais “fossem eternos e tivessem vida”, para se destacarem num registo a preto e branco.
O vestido brilhante com um cut out na barriga, decote cruzado e abertura lateral na perna é a primeira peça a aparecer no filme. O modelo sensual foi criado por Roach, em parceria com o designer Jason Rembert, com o objetivo de representar a sensualidade de Marie. Em declarações ao site Refinery29, o figurinista explicou que a escolha do tecido foi primordial no desenvolvimento da peça: “Ela precisava de ter movimento. Escolhemos materiais e enviámo-los ao Sam e à Zendaya, para que pudessem testá-los à frente das câmaras”.
Mais à frente, o lado sedutor da personagem volta a ser reforçado. Depois de despir o vestido de festa, Marie fica apenas com uns collants velados, com o detalhe de listas posteriores, e uns stilettos So Kate exclusivos de Christian Louboutin. O criador ofereceu os sapatos cobertos com cristais pretos a Zendaya em 2020. À medida que o desentendimento avança, a namorada de Malcolm decide tomar banho e troca de roupa, optando por um top básico branco e umas cuecas da mesma cor. Um look inspirado numa das cenas de Nicole Kidman no filme “De Olhos Bem Fechados”, de 1999.
Para terminar a história, a cara-metade do realizador na trama veste um kimono floral curto por cima do visual monocromático, que marca o amanhecer e a parte final da desavença. Mais uma vez, a peça faz parte do guarda-roupa de Zendaya e foi emprestada pela atriz à personagem Marie. “Na verdade, este look foi ideia da Zendaya. Ela achou que iria funcionar e eu concordei”, contou Law Roach ao site The Cut.