Os estilos de moda estão em constante evolução, mas existem certas tendências que aparecem repetidamente nas passarelas e no street style.
Num artigo para o site da plataforma Masterclass, que oferece cursos em variadas áreas, muitos deles lecionados por celebridades, o designer Tan France entra em detalhes sobre os oito principais tipos de estilo pessoal e o que torna cada um deles único. Descubra qual é o seu:
- Desportivo: também conhecido como athleisure, vai buscar elementos da roupa desportiva como, por exemplo, leggings, calções de ciclismo e sweatshirts oversize, ao ginásio e leva-os para as ruas.
- Boémio: também conhecido como boho ou boho chic, é inspirado na estética hippie dos anos 1960 e na cultura dos festivais. Este estilo incorpora tons terrosos, tecidos e cores naturais, e estampas e acessórios de todo o mundo. Aqui, os elementos-chave são vestidos compridos fluidos, saias longas, calças ‘à boca-de-sino’, chapéus de aba larga, franjas, camurça e malas slouchy.
- Grunge: inspirada na música grunge e na subcultura que se originou na Seattle dos anos 1980 e 1990, esta estética abrange camisas de flanela aos quadrados, malhas oversize e vestidos femininos com um styling subversivo e ‘desgrenhado’. Os looks grunge geralmente incluem calças de ganga ou meias com rasgões e botas pretas.
- ‘Betinho’: este estilo remete às roupas e uniformes tradicionalmente usados nas nas escolas preparatórias privadas da Costa Leste e nas faculdades da Ivy League dos Estados Unidos. Muitas vezes, inspira-se nos desportos de eleição da classe alta como, por exemplo, polo, navegação à vela, ténis e equitação. Por conseguinte, é associado a pólos, camisas Oxford, sweaters e meias com padrão argyle (diamantes ou losangos), blazers, cardigãs, pérolas e calças caqui, entre outras peças.
- Punk: inspirado nos estilos subversivos punk rocker dos anos 1970 e 1980, engloba muitas subculturas, cada uma com os seus códigos de estilo específicos. Alguns elementos abrangentes do estilo punk incluem casacos de cabedal, blazers desconstruídos, meias de rede rasgadas, skinny jeans e botas pretas chunky. Mensagens provocadoras, logótipos de bandas e personalização com alfinetes e patches são temas comuns em roupas punk.
- Streetwear: um estilo casual que se tornou popular nos anos 1990, incorpora roupas confortáveis, mas trendy, como T-shirts com logos e crop tops, hoodies, calças largas e ténis dispendiosos. O streetwear é inspirado no estilo hip-hop e skater, com o elemento adicional da escassez intencional de produtos — os seguidores das últimas tendências de streetwear são conhecidos por não olharem a meios para adquirirem as peças-chave do momento.
- Clássico: este termo é um guarda-chuva para o estilo elegante do dia-a-dia, que incorpora elementos de workwear, incluindo blazers, saias-lápis e calças caqui. Esta estética mais profissional é apropriada para o escritório e outras situações onde queremos estar sempre no nosso melhor;
- Casual: o estilo casual é aquele que usamos durante os fins de semana. Pense em calças de ganga, T-shirts confortáveis e ténis ou botas rasas. Tanto o streetwear como o estilo desportivo podem ser considerados variantes do estilo casual, mas o estilo casual também pode inclinar-se para o ‘betinho’ ou trendy.