2022 é um ano muito especial para uma das marcas nacionais de swimwear mais acarinhadas pelas portuguesas. A Latitid assinala o seu 10º aniversário lançando a coleção The Iconics, que recupera os modelos mais icónicos de cada linha da marca. 10 modelos, cada um referente a um ano de vida, para assinalar esta década. Além deste relançamento, as memórias passaram para as páginas de “3650 Days of Sun”, livro de edição limitada que faz uma exploração visual da história da Latitid. Recordamos que o nome Latitid surge da fusão das palavras Latitude + Atitude. É o resultado de uma inspiração que surge em mulheres com atitudes diferenciadas, que abraçam a fusão entre cultura, arte e modernidade.
Desde o seu nascimento que a Latitid foi pensada pelas irmãs Inês e Marta Fonseca e Maria Fernanda Santos, como uma marca com o intuito de ajudar as mulheres a sentirem-se confiantes na praia. Marta Fonseca, uma das fundadoras do projeto, não encontrava no mercado português fatos de banho de que verdadeiramente gostasse. Começou a criar os seus próprios modelos para se sentir bem na praia e acabou por apresentar um design num concurso – que ganhou. A ideia de criar uma marca que ajudasse as mulheres portuguesas a resolverem algumas das suas maiores inseguranças começou a ganhar raízes. Em abril de 2013, a Latitid nasce para que cada mulher vista a sua pele de forma confortável, valorizando acima de tudo a atitude. A irmã Inês, vinda da área de gestão, e a Fernanda, empresária têxtil, foram os elementos que faltavam para a Latitid se tornar no que é hoje.
A coleção The Iconics chega assim às lojas físicas e site da marca portuguesa recuperando os designs das propostas mais inesquecíveis das coleções até hoje – que regressam com novas variações de estampados. Os 10 modelos dividem-se entre biquínis e fatos de banho referentes a cada ano Latitid. Todos receberam o nome Iconic, servindo a numeração para os identificar, desde o primeiro ano até ao último. Batizado com o nome Iconic 10, o modelo desenhado para o ano de 2022 chega lado a lado com os seus antecessores. Cada um deles recebeu três a quatro variações de cores, que chegam em lycras estampadas ou lisas, já características da Latitid, mas também em opções texturadas e lycras brilhantes.
Este ano, a Latitid dá um passo importante, assente no feedback dos seus clientes. Pela primeira vez, é possível conjugar diferentes tamanhos de partes de cima e partes de baixo em determinados modelos. The Iconics já está à venda nas lojas físicas e online da marca portuguesa, com preços que variam entre os 98,50€ e os 130€.