Dave Benett/Getty Images for Alexander McQueen

À medida que as tendências nas passarelas mudam a cada estação, o mesmo acontece com as pessoas por detrás delas.

Em 2023, assistimos à estreia de vários diretores criativos no mundo da alta-costura, incluindo Sabato de Sarno (Gucci) e Pharrell Williams (Louis Vuitton Men). Este ano não será diferente. Com a saída de profissionais altamente influentes como, por exemplo, Gabriela Hearst e Sarah Burton, uma nova geração de designers estará sob os holofotes — e todos parecem ansiosos por deixar a sua marca na indústria. Conheça alguns deles:

Chemena Kamali

@chloe

Após o anúncio da saída de Gabriela Hearst da Chloé, a designer alemã Chemena Kamali foi nomeada a próxima diretora criativa da marca de luxo francesa. Kamali já colaborou com a maison, nomeadamente com as antigas diretoras criativas Phoebe Philo e Clare Waight Keller.

“Tenho orgulho em dar as boas-vindas a Chemena Kamali. O seu extraordinário talento criativo, ampla experiência e conexão única com o legado e os valores da marca fazem dela uma escolha natural para a Maison”, disse Riccardo Bellini, presidente e CEO da Chloé, num comunicado. “A visão de Chemena, inspirada no seu amor pela marca, celebrará verdadeiramente o ADN único da Chloé. Chemena é a diretora criativa da Chloé e a personificação do espírito Chloé. Estou entusiasmado para ver visão dela ganhar vida”.

Kamali estudou design de moda na Central Saint Martins e, após terminar o curso, começou a trabalhar com Philo na Chloé em 2007. Voltou à empresa em 2013, desta feita como diretora de design na era Waight Keller. Três anos depois, em 2016, mudou de casa, assumindo o cargo de diretora de design de pronto a vestir na Saint Laurent.

“O meu coração sempre foi da Chloé”, afirmou Kamali. “Tem sido desde que entrei pelas portas [da empresa] há mais de 20 anos. Regressar é natural e muito pessoal. Sinto-me extremamente honrada por assumir esta função e por ajudar a construir a visão que Gaby Aghion e Karl Lagerfeld definiram no início da história da Maison. Espero captar a conexão emocional e o espírito da Chloé para hoje”.

Kamali fará a sua estreia como diretora criativa da Chloé este mês, com o lançamento de uma coleção pré-outono. Seguir-se-á a estreia na passarela, com uma coleção de outono/inverno, apenas um mês depois, no âmbito da Semana da Moda de Paris.


Matteo Tamburini

@tods

No início de dezembro de 2023, Matteo Tamburini foi nomeado o próximo diretor criativo da marca de luxo italiana Tod’s. Será, assim, o sucessor de Walter Chiapponi, que anunciou a sua saída em setembro do ano passado.

Tamburini chega à casa de luxo italiana vindo da Bottega Veneta, onde trabalhava desde 2017. “Estou honrado e entusiasmado por me juntar à família Tod’s e fazer parte de uma marca que está tão intimamente ligada às minhas origens e memórias”, disse, em comunicado. “Identifico-me com os valores da marca e com a busca contínua por alta qualidade e estilo empreendida até agora, e estou ansioso para contribuir com a minha experiência”.

A estreia de Tamburini acontecerá em fevereiro, durante a Semana da Moda de Milão, com a apresentação das propostas femininas da Tod’s para o outono/inverno de 2024.


Seán McGirr

Alexander McQueen

Após a apresentação da sua coleção de primavera/verão 2024, Sarah Burton, diretora criativa de longa data da Alexander McQueen, anunciou que deixaria o cargo. Poucos dias depois, Seán McGirrf foi anunciado como o seu sucessor.

McGirr, outro aluno da Central Saint Martins, tornou-se mestre em Moda em 2014. No início da carreira passou pela Burberry e pela Vogue Hommes Japan, onde trabalhou como assistente. Mais tarde, chegou a designer de peças femininas na Dries van Noten. Nos últimos anos, supervisionou as coleções de moda masculina e feminina da JW Anderson.

“Estamos muito satisfeitos por receber Seán McGirr como diretor criativo”, disse Gianfilippo Testa, CEO da Alexander McQueen, em comunicado. “Com a sua experiência, personalidade e energia criativa, ele trará uma linguagem criativa poderosa para a Alexander McQueen. Paralelamente, desenvolverá uma herança única.”


Alessandro Vigilante

@rochasofficial

Na primavera passada, Alessandro Vigilante foi discretamente nomeado diretor criativo da Rochas. Espera-se que faça um reboot, focando-se em roupas e fragrâncias, para dar nova vida à marca.

Com uma lista impressionante de clientes, incluindo Monica Belluci, Scarlett Johansson e Jennifer Lopez na Dolce & Gabbana; Lupita Nyong’o, Salma Hayek e Madonna na Gucci; bem como uma marca homónima lançada em 2020, Vigilante é conhecido como um designer jovem e inovador.

“Sinto-me honrado e grato por juntar-me à Rochas e por ter a oportunidade de desenvolver a rica e profunda herança da Maison. Rochas representa uma dedicação à sofisticação francesa e uma celebração da feminilidade que considero incrivelmente inspiradoras. Mal posso esperar para transmitir a minha visão”.

Vigilante apresentou a sua primeira coleção cápsula, tendo em conta tanto as próprias ambições criativas como o legado e a filosofia da famosa casa de moda, a alguns editores em julho de 2023, apenas seis semanas após assumir o cargo na Rochas. A reinicialização da marca já está em andamento, mas a Vigilante planeia apresentar uma coleção de outono/inverno 2024 na Semana da Moda de Paris, em fevereiro de 2024. Um momento que, certamente, marcará o início de uma nova era para a casa de luxo.

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