A Kiabi é bastante conhecida em Portugal e está presente em 12 lojas físicas por todo o país (além da loja online, muito útil para mães e pais que não têm muito tempo para sair de casa). Ao longo dos anos, firmou-se como uma marca para toda a família. O que não é fácil.
Toda as pessoas com filhos sabem isto: eles crescem muito depressa e nem sempre é pacífico vestir uma família (ou pelo menos, vesti-la de forma gira, divertida e ecológica). Por isso, a Kiabi nasceu com um objetivo muito claro: oferecer às famílias moda gira a preços baixos. ‘Moda sustentável a preços acessíveis’ é o seu slogan. E tem cumprido.
Agora, o objetivo seguinte é integrar cada vez mais a sustentabilidade na forma como essa moda é produzida. É um objetivo global, mas a marca leva-o a sério. A ideia é começar por integrar cada vez mais matérias-primas resistentes, que sobrevivam à infância dos primeiros filhos, e atingir 100% de fibras duráveis que não tenham de ser substituídas tão depressa. As peças também são fabricadas em mono-matéria (sabia que, quando há uma mistura de matérias-primas, é muito difícil reciclar uma peça de roupa?), embaladas em materiais reciclados ou recicláveis, e transportadas sempre que possível de barco. Promete-se ainda aumentar a produção em fábricas mais próximas das lojas, de modo a diminuir a distância do transporte.
E no fim de vida de uma peça existem vários pontos de reciclagem e venda de roupa em segunda mão. Em Portugal este será o próximo desafio: habituar as pessoas a reciclar roupa, através da colocação de caixotes de reciclagem nas lojas.
Coletes, gangas e bordados personalizados
Tal como prometemos, há mesmo uma pequena peça que pode, sozinha, mudar todo um ‘look’: o colete bordado. Para começar, é versátil: pode ser usado com calças de ganga para um look informal, com calças de tecido para trabalhar, com vestidos se prefere a onda hippie. E pode ser partilhado por mães e filhas.
Mas há obviamente muito mais do que um colete. A marca privilegia cada vez mais os materiais naturais e duráveis, como o linho ou o cânhamo, e aposta em peças não tingidas. As mães mais ecológicas e românticas vão adorar a coleção de algodão 100% sem tintas (nós gostámos principalmente dos vestidos compridos) e as blusas bordadas.
Quando há cores, elas são leves e primaveris, como o azul celeste, o rosa ou o amarelo pálido. As gangas continuam em alta em todas as suas variantes: calças, saias, casacos ou coletes: são frescas e toda a família pode vesti-las. Além disso, a maior parte da coleção de jeans já é feita com 20% de algodão reciclado e produzida com menos água.
Mas a grande novidade este ano é e o serviço de personalizaçao de peças. Se comprar as suas peças online, pode mandar bordar uma palavra, um nome, uma pequena frase, na sua peça preferida, por apenas mais 5 euros. Este é um promenor que faz toda a diferença numa peça de roupa, que vai ser muito divertida para pais e filhos criativos, e uma forma de tornar a roupa ainda mais sua. Além disso, também ajuda a tornar o seu guarda-roupa mais sustentável: vai pensar duas vezes antes de descartar uma t-shirt com o seu nome…