Quando recebemos um convite para um casamento, ficamos felizes pelo casal que vai dar o nó, começam a antecipar a festa e até a pensar no visual que vamos usar nesse dia. Contudo, a questão do look pode ser delicada quando o convite tem expresso um dress code. Por vezes pode ser difícil entender o que é pretendido de uma convidada de casamento e há algum receio de não se cumprir as regras. A pensar nisso, decidimos descodificar possíveis dress codes com sugestões para saber o que vestir num casamento este verão.
Black tie – Este é o código mais formal e também mais rígido. Para as mulheres é importante saber que os vestidos devem ser compridos ou ficarem, pelo menos, abaixo da linha do joelho. Deve evitar tecidos mais casuais, como algodão ou linho e optar antes por sedas, cetins, chiffons ou outros materiais semelhantes. Os vestidos de noite são o ideal, mas também pode usar um jumpsuit ou fatos de duas peças, desde que sejam apropriados.
Black tie opcional – Um código um pouco mais casual do que o black tie e com regras muito semelhantes. Ainda que os vestidos de noite continuem a ser a melhor opção, também pode usar um vestido de cocktail comprido ou um vestido semiformal.Aqui o truque é ter atenção à hora da cerimónia – se for de noite escolha um visual mais formal, se for de manhã ou tarde pode fugir um pouco às regras mais rigídas.
Cocktail – Ainda que exista formalidade, os códigos são mais descontraídos. A sugestão é escolher um vestido de cerimónia que não seja comprido, uma saia longa, peças estruturadas. Use os acessórios e o calçado para criar um look coeso, pois muitas vezes os detalhes são o que elevam o visual.
Formal – Aqui pode seguir as regras do dress code de cocktail. Um vestido comprido pode ser uma opção segura, mas também pode escolher um modelo mais divertido e fresco, com detalhes florais, por exemplo, ou até renda.
Formal na praia – A ocasião pode pedir um vestido comprido, mas tem maior liberdade para a escolha da cor, padrão e até material da peça. Prefira os tons mais claros, não coloque de parte os metalizados mais suaves nem os estampados florais ou abstratos.
Fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Sandra Faleiro na capa.