Ana Paula Cruz
Direitos humanos dos refugiados
Médica, humanitária, ativista pelos direitos humanos dos refugiados e membro da associação Human Before Borders, já esteve em várias missões internacionais em campos de refugiados, no Bangladesh, Moçambique e Lesbos, e foi a única médica a bordo do navio Alan Kurdi, único de resgate civil no Mediterrâneo central durante o pico da pandemia em abril.
Andreia Castro
Apoio às vítimas das explosões em Beirute
As explosões em Beirute, em agosto passado, impressionaram particularmente esta médica, que decidiu partir sozinha para o Líbano e ajudar as vítimas. Regressou a Beirute pouco depois com mais cinco voluntários e 3000 quilos de material e medicamentos, no valor estimado de 250 mil euros, no seguimento de uma campanha de solidariedade nas redes sociais que angariou cerca de 16 mil euros em dinheiro. Tudo isto, incluindo uma terceira visita ao país, aconteceu em seis semanas e tocou muitas vidas.
Maria Amélia Ferreira
Combate à pandemia
Médica, investigadora, foi a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Medicina do Porto, onde continua a dar aulas, a par do seu trabalho como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses. Grande defensora da humanização da Medicina, considera que as mulheres são verdadeiras heroínas e que o têm demonstrado nesta pandemia.
Mariana Lobato
Combate à pandemia
Velejadora, representou Portugal nos Jogos Olímpicos de 2012 e sagrou-se Campeã do Mundo no ano seguinte. Durante o confinamento, trocou o mar pela costura e confecionou cogulas (uma espécie de capuz) e máscaras para o Hospital de Santa Maria, dando assim o seu contributono combate à pandemia.
Os Prémios contam com o apoio, fundamental, da Endesa (que apoia também a categoria de Sustentabilidade), Seat, Laboratórios Filorga e Pantene.