
As redes sociais aproximam-nos daqueles que estão longe e promovem a criatividade, mas não proporcionam experiências perfeitas. Prova disso é que estão recheadas de padrões de beleza pouco realistas e de estilos de vida opulentos que não estão ao alcance de todos. Uma receita para o desastre, principalmente quando as perceções que temos de nós mesmos ficam alteradas.
No entanto, nem tudo é mau. Muitas influencers, especialmente nos mundos da moda e da beleza, combatem as noções prejudiciais de perfeição que nos chegam constantemente através destas plataformas. Em vez disso, privilegiam os corpos reais e inspiram-nos a aceitarmos e descobrirmos a beleza que já existe em nós.
Conheça quatro mulheres que nos lembram que são embaixadoras do amor-próprio no Instagram:
Megan Jayne Crabbe
@meganjaynecrabbe

Meghan Jayne Crabbe é reconhecida por fazer publicações que inspiram o positivismo corporal, reforçadas pela discussão contínua sobre distúrbios alimentares e dietas problemáticas. Ao partilhar as próprias experiências, Crabbe conquistou mais de um milhão de seguidores que celebram o seu corpo natural. É dona de uma página cheia de citações inspiradoras coloridas e momentos de moda deslumbrantes.
Mik Zazo
@mikzazon

Mik Zazon tomou as redes sociais de assalto com publicações inalteradas e sem filtros. Desde aceitar o próprio rosto sem maquilhagem a normalizar a celulite, Zazon tem como objetivo provar que os corpos bonitos podem existir sob qualquer forma. Além disso, usa a sua plataforma para fins educacionais e de consciencialização: fala sobre violência sexual, distúrbios alimentares e padrões sociais prejudiciais.
A influencer até partilha vídeos semanais de exercício e dicas realistas de bem-estar. Um lembrete de que um estilo de vida saudável não se manifesta exclusivamente num corpo esbelto.
Nyma Tang
@nymatang

Nyma Tang é uma influencer de beleza conhecida por quebrar barreiras na indústria da maquilhagem. Enquanto mulher negra, fala abertamente sobre como o seu tom de pele é muitas vezes negligenciado ou excluído pelas grandes marcas. Foi isto que a levou a começar a série viral “The Darkest Shade”, na qual critica o tom de base mais escuro disponibilizado por determinadas empresas.
Tang chamou a atenção para a discriminação pelo tom de pele e abriu caminho para conversas importantes sobre inclusão e representatividade. Os visuais deslumbrantes que a influenciadora cria e a sua atitude confiante são celebrados por nomes bem conhecidos, como é o caso de Rihanna, fazendo com que o valor que tem no mundo da beleza cresça de dia para dia.
Deepica Mutyala
@deepica

Deepica Mutyala é a fundadora da Live Tinted, uma marca de beleza focada em identidades multiculturais. O projeto, que floresceu para uma espécie de comunidade, identificou a a falta de corretores para pessoas com tons de pele mais escuros e criou uma linha que não deixa ninguém de fora. Na sua biografia do Instagram, Deepica diz que está “numa missão para mudar padrões de beleza” e é precisamente isso que está a fazer.