Heróis Sem Capa é o nome de um projeto que surgiu um pouco como acidente de percurso. Mafalda Mota não sonhava que a ilustração fosse um dia a sua vida e negava de forma perentória que a literatura infantil algum dia fizesse parte do percurso. Porém, a vida tem a sua própria forma de nos mostrar que, por vezes, o melhor mesmo é não fazer previsões. Um mestrado colocou-lhe pela frente a constatação óbvia: tinha-se apaixonado pelos livros pelas crianças e queria contar histórias. Histórias de pessoas comuns, mas que eram na verdade heróis. Apenas lhe faltava a capa porque, de resto, estavam lá todos os ingredientes dos super-heróis. O seu exemplo merecia ser partilhado.
Este projeto deu origem já a dois livros – ‘Um salto para a água’, e, mais recentemente, “Os meus amigos invisíveis” – e a um blog que é alimentado com frequência com estas histórias de heróis (sempre histórias reais). Todos os meses a Mafalda homenageia também o Herói do Mês. Ou seja, alguém que ela escolhe ou que lhe é sugerido porque tem uma história para contar, alguém que inspire, que seja um exemplo, e que por isso mesmo seja um herói (embora sem capa).
Mafalda Mota: uma ilustradora que nos mostra o mundo dos ‘Heróis Sem Capa’
Contar histórias de pessoas extraordinárias mas que nunca receberam o epíteto de heróis, através do mundo encantado da ilustração - eis a missão de Mafalda.