1. Para si, qual é o vinho ideal para um sunset.
Porto Tónico!
2. E para um jantar de verão?
Mateus Rosé!
3. A viagem de sonho.
Adorava ir à Nova Zelândia e à Austrália.
4. O livro de cabeceira.
Tenho sempre vários livros na minha mesa de cabeceira e gosto de ir variando os temas. Entre os que já terminei e que me marcaram profundamente estão “Travessuras da Menina Má”, de Mario Vargas Llosa, e “Pássaros Feridos”, de Colleen McCullough. Atualmente, estou a terminar de ler “Demon Copperhead”, de Barbara Kingsolver, um romance que me tem prendido devido à sua narrativa poderosa e temática envolvente. Paralelamente, estou a ler “Net Positive”, de Paul Polman, um livro que oferece uma perspetiva inspiradora sobre como as empresas podem prosperar, ao mesmo tempo que contribuem positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
5. Um livro sobre vinhos que aconselha sempre.
“O Vinho é a vida”. Um livro não editado, mas que a jornalista Ana Sofia Fonseca escreveu sobre o meu Avô. Uma história bonita sobre a sua vida e a paixão que tinha pelo vinho e pela Sogrape.
6. Um filme que tenha adorado.
Há vários filmes que me marcaram profundamente, mas um filme que realmente me tocou é “Amigos Improváveis”. A história de como duas pessoas tão diferentes acabam a criar um laço incrível que é simplesmente cativante e divertida. A maneira como eles se apoiam e se divertem juntos faz-me muito lembrar da relação especial que o meu Pai tinha com o seu cuidador, o Nolan. É uma celebração maravilhosa de como as amizades inesperadas podem trazer tanta alegria e significado às nossas vidas!
7. Um rótulo de uma garrafa de vinho original.
Recentemente, na Prowein, deparei-me com alguns rótulos bastante originais e marcantes. Um dos que realmente chamou a minha atenção foi o “Little Giant”, da Austrália. O design do rótulo é não apenas visualmente atraente, mas também traz um toque de criatividade e personalidade que se destaca.
8. Qual é a sua guru no mundo vitivinícola?
Não diria que tenho um “guru”, mas um excelente exemplo de uma pessoa que era apaixonada pelo vinho e pela região de onde vinha é Dona Antónia Adelaide Ferreira. Dona Antónia, também conhecida como “A Ferreirinha”, foi uma figura lendária no Douro e uma verdadeira pioneira na indústria do vinho.
9. Uma frase que seja uma inspiração no dia a dia.
Take the shot! Esta é a frase que mais usamos na Sogrape e que faz parte do nosso Propósito. É o nosso foco e é o que nos move para fazer mais e melhor, sabendo que quando as coisas não correm como queremos, voltamos a erguer-nos e a tentar outra vez!
10. Quem gostaria de convidar para fazer um anúncio da Sogrape?
A minha Avó! Não existe ninguém mais carismática como ela. Tem uma personalidade contagiante e é uma força da Natureza.