Helena Freitas
Parque de Serralves
Assumiu a direção do Parque para dar maior expressão a atividades de divulgação da ciência e à programação para a sustentabilidade. Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra, detentora da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, presidiu à Liga para a Protecção da Natureza, dirigiu o Jardim Botânico da UC e foi coordenadora científica do FitoLab.
LuÍsa Almeida
Quinta do Arneiro
Jurista de formação, esteve ligada ao mundo dos livros durante 14 anos mas em 2007 decidiu voltar-se para a agricultura e para a Quinta do Arneiro, na família desde 1967. Hoje, a Quinta do Arneiro é uma referência no empreendedorismo mas também na agricultura de produção biológica, com uma produção diversificada de legumes e vegetais certificados pela SATIVA. Tem uma rede de distribuição de cabazes e um restaurante.
Mafalda Duarte
Fundo Verde para o Clima
Em março de 2023 foi nomeada diretora executiva do Fundo Verde para o Clima – principal instrumento para o financiamento climático no quadro do Acordo de Paris – e tem em mãos a aplicação de 42 mil milhões de dólares em projetos em todo o mundo que tenham impacto positivo na ação climática e na transição energética. Antes, esteve no Banco Africano de Desenvolvimento e no Banco Mundial.
Margarida Villas-Boas
Upfarming
O projeto nasceu da ideia de empoderar as comunidades onde estão inseridas, para que estas se tornem autossuficientes em termos alimentares. Do Upfarming fazem parte hortas verticais rotativas que produzem 10 vezes mais que a agricultura horizontal e poupam 90% da água. Não só reduz a pegada ecológica como promove a agricultura de proximidade pois os produtos hortícolas são produzidos a pouca distância de onde são consumidos.
Os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2023 contam com o importante apoio da C&A, DS e ISDIN.