
nehopelon
O grupo ativista americano Environmental Working Group acaba de lançar o relatório anual dos 12 produtos alimentares com mais resíduos de pesticidas. Desde 2004 que o grupo analisa os resultados dos testes realizados pelo Departamento de Agricultura americano, realizando também testes próprios, e classifica os frutos e vegetais (de produção não orgânica) de acordo com o respetivo nível de resíduos de pesticidas.
“A maior via de exposição a pesticidas para todos os americanos que não vivem ou trabalham perto de quintas, é através da sua dieta“, afirma Carla Burns, analista da organização, de acordo com a revista Health, alertando para o facto de as crianças e mulheres grávidas necessitarem de especial atenção no que toca a estes químicos.
A couve-de-folhas, mais conhecida pelo famoso nome kale, foi um dos vegetais com resultados mais alarmantes. Nesta lista do EWG, ocupa o terceiro lugar! De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, testes recentes identificaram dois ou mais tipos de resíduos de pesticidas nesta couve. O mais frequente foi o Ftalato de dimetila, classificado pela Environmental Protection Agency, desde 1995, como potencial carcinógeno humano.
E atenção: estes testes são realizados após uma lavagem e eliminação da casca dos produtos pelo que, como se poderá adivinhar, estes passos – embora importantes – não são suficientes. A solução passa por optar, sempre que possível, por produtos orgânicos. E se estes não forem “para a sua carteira“, não deixe de consumir os produtos em causa, já que, por outro lado, contêm também muitos nutrientes. Há que ter bom senso e lavar os alimentos o melhor possível, de modo a minimizar o risco.
Ora, segue a lista dos 12 alimentos mais contaminados:
1 – Morangos
2 – Espinafres
3 – Couve-de-folhas (Kale)
4 – Nectarinas
5 – Maçãs
6 – Uvas
7 – Pêssegos
8 – Cerejas
9 – Pêras
10 – Tomates
11 – Aipo
12 – Batatas
Por outro lago, o grupo realizou também uma lista dos 15 produtos menos contaminados: os abacates surgiram em primeiro lugar, com o menor nível de pesticidas, seguidos pelo milho doce, ananás, ervihas doces congeladas, cebolas, papaias, beringelas, espargos, kiwis, couve-coração, couve-flor, meloa, bróculos, cogumelos e melão.
Veja também: Estes 4 alimentos ‘saudáveis’ são um desperdício de dinheiro
Veja também: 9 fatores que podem danificar o seu fígado