A pandemia do novo coronavírus tem causado bastante stress. E, infelizmente, muitas pessoas viram-se para o tabaco quando estão sob pressão.
Se é o seu caso, resista: muitos médicos e cientistas acreditam que este mau hábito pode criar uma maior vulnerabilidade a sintomas graves e infeções, no caso de contrair a COVID-19. Apesar de os estudos sobre a correlação ainda estarem numa fase muito incial, está comprovado que a prática cria inflamação nos pulmões, e que as toxinas inaladas podem suprimir a função imunológica.
“Fumar danifica os pulmões, e torna-nos mais propensos a infecções do trato respiratório, no geral,” diz a Dra. Melodi Pirzada, diretora de pneumologia pediátrica no Hospital NYU Winthrop, nos Estados Unidos, ao site Refinery29. “Também temos a certeza de que os fumadores têm infecções mais significativas do trato respiratório comparativamente com os não fumadores,” continua. “No que diz respeito à COVID-19, ainda está por determinar se as pessoas terão infeções mais graves por serem fumadoras – mas este é um vírus respiratório, e podemos presumir que será mais severo para os fumadores.”
As primeiras investigações científicas sobre o surto parecem corroborar a opinião da especialista. Por exemplo, um estudo publicado no “Chinese Medical Journal” analisou 78 pacientes que fizeram testes positivos para a COVID-19. Aqueles que tinham um historial de tabagismo tinham uma maior probabilidade de ter uma pneumonia.
A nicotina e outras toxinas nos cigarros e cigarros eletrónicos prejudicam os cílios, que são filamentos semelhantes a fios de cabelo localizadas nos pulmões e trato respiratório. “Eles estão a ser paralisados ou mortos, ou podem ser encurtados, o que causa uma diminuição na depuração mucociliar”, diz a Dra. Pirzada. A acumulação de muco dificulta a eliminação de uma infecção viral (como o coronavírus). “Se for grave, [o paciente] terá síndrome do desconforto respiratório agudo, que é a principal causa da porte na COVID-19.”
Tendo tudo isto em conta, agora parece ser uma melhor altura do que nunca para cortar o vício. Não é uma tarefa simples, mas a sua saúde agradece.