Qual a maior forma de transmissão do novo coronavírus? De acordo com os cientistas, através do contacto próximo com pessoas infetadas, via secreções nasais e orais. Daí, o uso de máscara e o distanciamento social serem tão recomendados.
Ora, no que toca a fumadores e fumadores passivos, surgem novos dados. Aqueles que pertencem a este último grupo podem correr maior risco de infeção, já que estão expostos a gotículas provenientes dos fumadores. Embora não haja ainda estudos que comprovem este risco acrescido, a verdade é que o fumo exalado pelos que fumam pode transmitir o vírus da mesma forma que tossir, espirrar ou falar.
“É plausível assumir que um pouco de fumo, que inclui gotículas respiratórias, possa resultar na transmissão de covid-19“, afirma Osita Onugha, cirurgião, em conversa com a Health. Além disso,, fumar implica a ausência do uso de máscara, o que, por si só, acresce o risco de transmissão para pessoas que se encontrem próximas.
No que toca às complicações da própria infeção, são os fumadores a representar um maior grupo de risco, comparado com os não fumadores. Em maio, a Organização Mundial de Saúde afirmou que “os fumadores têm maior probabilidade de desenvolver uma doença grave com a covid-19, comparativamente aos não fumadores“.