Será que é desta que 2020 vai dar um desconto à Humanidade? Parece que há boas notícias na luta contra a COVID-19 e chegam-nos dos Estados Unidos.
O laboratório farmacêutico Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 9 de novembro, que a vacina que desenvolveu em conjunto com a alemã BioNTech é “90% eficaz”. Isto terá sido verificado após a primeira avaliação do ensaio da fase 3 dos ensaios clínicos, a última etapa antes do pedido formal de homologação.
Os resultados preliminares revelam que os voluntários que receberam a segunda das duas doses da vacina experimental desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 sete dias depois da inoculação.
“O primeiro conjunto de resultados da fase 3 do nosso ensaio da vacina contra a Covid-19 fornece uma prova inicial da capacidade da nossa vacina para prevenir esta doença (…) Somos um passo importante para fornecer às pessoas em todo o mundo este avanço muito necessário para ajudar a acabar com esta crise de saúde global”
Albert Bourla, presidente da Pfizer
Com base em projeções, as duas farmacêuticas prevêem fornecer 50 milhões de doses desta vacina em todo o mundo ainda este ano e até 1,3 mil milhões de doses em 2021.