A recomendação é simples: usar máscara, em contexto de pandemia, de modo a prevenir o contágio do coronavírus. Porém, com certeza já terá visto pessoas a usar não uma, mas sim duas máscaras. Será que é necessário?
“O objetivo de usar máscara é criar uma barreira. Se usa uma espécie de máscara frágil, então usar uma segunda máscara pode ajudar, mas não é algo que toda a gente precise de fazer“, aponta Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas, em entrevista à Prevention.
Ora, os benefícios de usar duas máscaras ainda não são concretos. Ainda assim, os especialistas advertem para algumas situações em que tal poderia ser considerado, como, por exemplo, não usar uma máscara cirúrgica, mas sim de pano ou outro material.
“Usar duas máscaras acrescenta uma camada de filtro extra, tornando mais difícil o vírus passar tanto para si como para os outros“, acrescenta a enfermeira Aline Holmes. Para a profissional de saúde, certos casos poderão beneficiar desta prática, como pessoas de alto risco ou que trabalhem em zonas de risco.
Além disto, pode também ser uma boa ideia usar duas máscaras se estiver infetado com Covid-19 e frequentar – mesmo que à distância – alguma zona comum a outras pessoas (por norma, familiares).
Ou seja, a resposta é simples: muitos especialistas não acreditam que seja necessário usar mais que uma máscara cirúrgica, já que esta oferece bastante proteção. Porém, embora ainda faltem ser estudados os reais benefícios da prática, acrescentar uma nova barreira, se se sentir mais confortável, não fará mal.