O portal Babycenter é uma verdadeira enciclopédia para todos aqueles que têm filhos ou que estão a tentar engravidar. Com vários artigos escritos por especialistas, bem como um fórum cheio de partilhas, não poderia ser mais completo. Num dos textos, encontramos a explicação para o umbigo ficar mais saliente na gravidez.
Em resposta à questão: “O umbigo salta para fora em todas as grávidas?“, a obstetra Eleonora Fonseca explicou:
“Toda grávida fica com o umbigo mais exposto até o final da gestação, mas não necessariamente ele vai “saltar” para fora. O rápido crescimento do útero pressiona a musculatura do abdomen. Na região do umbigo, a parede abdominal é mais fina, e por isso mais fraca. Quando o útero cresce, ele empurra toda a parede do abdomen para a frente. Como a área do umbigo é mais fraca, ela acaba por ser empurrada mais para fora que o restante da barriga“.
Por fim, a médica explicou que ambos os casos – sair para fora ou não – são normais e têm, normalmente, a ver, com o tipo de umbigo que já existia antes da gravidez. Após o parto, diz, este tende a regressar ao normal no espaço de algumas semanas.