A Primavera é a época das alergias, que afetam tantas pessoas. Por isso mesmo, torna-se ainda mais imperativo manter um ambiente limpo em casa. Para tal, ter as melhores ferramentas é essencial. Segundo estima a OMS, passaremos 90% das nossas vidas em espaços interiores – com a pandemia, este cenário só tende a “agravar-se”.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, estima-se que em Portugal uma doença alérgica afete cerca de um terço da população. A maioria das alergias afetadas são aos ácaros do pó doméstico, aos pólenes de gramíneas, parietária e oliveira e aos epitélios de cão e gato.
Por outro lado, segundo um estudo feito pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, como alergias sazonais são cada vez mais prolongadas e intensas devido às mudanças climáticas e à época de maior concentração de pólen dura atualmente mais 20 dias e 21% mais pólen do que em relação a 1990.
Segundo o Estudo Global do Pó promovido pela Dyson em 2020, 9 em cada 10 casas são limpas pelo menos uma vez por semana e um terço dos inquiridos refere que uma grande motivação para a limpeza é o pó e sujidade, ficando surpreendidos por descobrir que o pó doméstico pode conter vírus e que os ácaros e as respetivas fezes são componentes do pó.
Ora, tendo em conta que temos passado ainda mais tempoem casa, a mudança torna-se imperativa: um purificador de ar pode tornar-se um excelente aliado, sobretudo os que eliminam até 99% das partículas que estão suspensas no ar graças ao equipamento com filtrações HEPA para partículas tão pequenas como PM0. Além disto, a Dyson recomenda um aspirador com sistema de filtragem avançado que capture mais de 99% de partículas de um tamanho de até 0,3 micras, expulsando ar mais limpo.
Saiba mais sobre o aspirador Dyson V11 e o purificador Dyson Hot+Cool.