Roupas leves, higiene adequada, hábitos saudáveis. No verão, redobrar os cuidados com a saúde íntima pode ser determinante para uma melhor qualidade de vida da mulher. Isto porque, com a transpiração normal nesta altura do ano, cria-se o clima ideal para a proliferação de fungos e bactérias, o que faz com que doenças como a candidíase sejam mais frequentes na estação quente.
Para evitar surpresas desagradáveis, partilhamos algumas dicas dos ginecologistas brasileiros Marcelo Steiner e Andrea Moura Rodrigues Maciel da Fonseca, em declarações aos sites GZH e da Faculdade de Medicina da UFMG, respetivamente, sobre cuidados íntimos indispensáveis no verão.
Use roupas leves
Usar calças ou calções muito justos é desaconselhado. O aumento da temperatura na área a falta de arejamento, sobretudo nos dias mais quentes, cria uma predisposição para o crescimento de micro-organismos. Resultado: surgem problemas na vulva, explica a Dra. Andrea. Opte por peças como saias, vestidos e cuecas de algodão, recomenda o colega de profissão.
Não exagere nas lavagens
O excesso de lavagens também pode causar problemas, pois remove a proteção natural da vulva e deixa-a mais suscetível a infeções. Na higiene diária, dê preferência a sabonetes líquidos íntimos femininos, que, ao contrário dos sabonetes comuns, têm um pH ácido (entre 4 e 4,5) e compatível com o da vulva. Um desequilíbrio do pH em situações de stress ou devido à humidade extrema, por exemplo, pode provocar candidíase, corrimentos e, nas grávidas, aumenta o risco de parto prematuro.
Nos dias mais quentes, use cuecas de algodão
A roupa interior confecionada com tecidos sintéticos ajuda a aumentar ainda mais a retenção de humidade na zona íntima. Já as cuecas de algodão permitem um arejamento correto das virilhas e, como tal, garantem ma menor retenção de calor.
Na praia ou piscina, evite ficar com roupas molhadas
Sempre que sair da água, evite ficar muito tempo com as roupas molhadas. O motivo? A humidade exagerada na vulva aliada ao abafamento provocado pelos tecidos sintéticos das peças de swimwear facilita a proliferação dos fungos e bactérias responsáveis pelas temidas infeções.
Durma sem cuecas
Tirar a roupa íntima durante a noite pode trazer benefícios à saúde íntima. Um dos principais é arejar a área, minimizando o surgimento de infecções vaginais.