@a_plant_based_aussie

Os médicos e especialistas reforçam sempre a importância do consumo de alimentos naturais, bem como de evitar os processados. Mas será que uma alimentação à base de plantas faz bem ao coração? Dois estudos publicados recentemente na revista científica Journal of the American Heart Association têm a resposta.

Cada uma das pesquisas acompanhou um grupo diferente ao longo de mais de uma década, com o objetivo de analisar o impacto deste estilo de vida na saúde cardíaca. Uma delas observou a alimentação de cerca de cinco mil jovens adultos com idades entre os 18 e os 30 anos (quando o projeto começou). Ao longo de 32 anos, os participantes fizeram vários exames e os seus regimes alimentares foram avaliados por médicos. Já a outra examinou os hábitos de mulheres na fase pós-menopausa, com idades entre os 50 e os 79 anos, durante cerca de 24 anos.

No final do primeiro trabalho, intitulado Plant-centered diet and risk of incident cardiovascular disease during young to middle adulthood, quase 300 voluntários desenvolveram doenças cardiovasculares. Contudo, os investigadores observaram que aqueles que seguiam uma alimentação à base de vegetais e uma dieta de qualidade tinham menos 52% de probabilidade de desenvolver problemas cardíacos, comparativamente aos restantes.

“Uma dieta nutricional rica e centrada em plantas é benéfica para a saúde cardiovascular, e não é necessariamente vegetariana. As pessoas podem incluir produtos de origem animal com moderação de vez em quando, como aves não fritas, peixes não fritos, ovos e laticínios com baixo teor de gordura”“, explica Yuni Choi, especialista em epidemiologia nutricional e uma das autoras do estudo.

Já no segundo estudo, intitulado Relationship between a plant-based dietary portfolio and risk of cardiovascular disease: Findings from the Women’s Health Initiative prospective cohort study, os autores tentaram perceber se as participantes que consumiam muitos legumes, grão-de-bico e frutos vermelhos, entre outros, teriam menos problemas cardiovasculares a longo prazo.

Os resultados? As voluntárias tinham uma probabilidade 11% menor de desenvolver doenças cardiovasculares;  14% menor de desenvolver doença arterial coronariana; e 17% menor de ter insuficiência cardíaca. “Os benefícios para a saúde cardíaca aparecem à medida que se vai adicionando esses alimentos na dieta”, explicou Andrea J. Glenn, a autora principal da pesquisa.

Com base nos resultados destes dois trabalhos, é evidente que incluir alimentos vegetais e mais nutritivos na dieta é uma opção saudável para o coração em qualquer idade.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

22 das mais espetaculares imagens do eclipse solar total desta segunda-feira

22 das mais espetaculares imagens do eclipse solar total desta segunda-feira

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Vasco Futscher - O mundo inteiro em cada forma

Vasco Futscher - O mundo inteiro em cada forma

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Ovos

Ovos "ilibados" no caso do colesterol

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Margarida Corceiro e Mia Rose usam mesmo modelo de biquíni - Saiba quanto custa

Margarida Corceiro e Mia Rose usam mesmo modelo de biquíni - Saiba quanto custa

Os “looks” dos famosos na passadeira vermelha dos Globos de Ouro

Os “looks” dos famosos na passadeira vermelha dos Globos de Ouro

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como "superalimento"

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Sara Matos como nunca a viu em cenas ousadas em “Sangue Oculto”

Sara Matos como nunca a viu em cenas ousadas em “Sangue Oculto”

Técnico e Vinci Energies Portugal apresentam novo Formula Student para 2025/2026

Técnico e Vinci Energies Portugal apresentam novo Formula Student para 2025/2026

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Reino Unido junta-se a França para investir na rival europeia da Starlink

Reino Unido junta-se a França para investir na rival europeia da Starlink

Familiares e amigos despedem-se de João Lobo Antunes

Familiares e amigos despedem-se de João Lobo Antunes

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Reportagem na selva mágica da Amazónia

Reportagem na selva mágica da Amazónia

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1743

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1743

Eclipse: a magia eterna do efémero (com vídeo)

Eclipse: a magia eterna do efémero (com vídeo)

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Investigadores conseguem novas

Investigadores conseguem novas "receitas" para reprogramar células que podem ajudar a combater o cancro

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

35 lugares à sombra

35 lugares à sombra

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

Cocktail tóxico encontrado em plástico reciclado

Cocktail tóxico encontrado em plástico reciclado

Júlia Palha arrasadora na 4ª temporada de “O Clube”

Júlia Palha arrasadora na 4ª temporada de “O Clube”

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

Samsung vai lançar smartphone dobrável tríptico até final do ano

Samsung vai lançar smartphone dobrável tríptico até final do ano

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1744

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1744

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

O grande negócio dos centros de dados

O grande negócio dos centros de dados

Portugália Belém reabre renovada em ano de centenário

Portugália Belém reabre renovada em ano de centenário

O eclipse e a euforia inútil

O eclipse e a euforia inútil

Celebrar a Páscoa com escapadinhas para todos

Celebrar a Páscoa com escapadinhas para todos

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

O futuro da energia é agora

O futuro da energia é agora

Dia da Criança: 5 sugestões para te divertires

Dia da Criança: 5 sugestões para te divertires

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala