As vacinas contra a covid-19 chegaram como a grande esperança para colocar um fim à pandemia que enfrentamos há mais de um ano – mas desde logo vieram acompanhadas de muita controvérsia. E se muitos dizem sentir vários efeitos secundários após a imunização, outros não sentem absolutamente nada de diferente. Mas porquê?
Para começar, o sistema imunitário de cada pessoa atua de formas distintas e é influenciado por múltiplos fatores, desde a idade ao estiilo de vida. De acordo com o médico Stanley Martin, especialista em doenças infecciosas, quanto mais jovens somos, maior tendência teremos a sentir alguns efeitos adversos – sobretudo, após a segunda dose da vacina.
Além disto, a maioria dos casos de efeitos adversos parece ser reportada por mulheres. De quase 7000 dados recolhidos pela CDC em janeiro de 2021, 80% eram do sexo feminino. A maioria relatava dores de cabeça, tonturas ou fadiga. A equipa da Moderna partilhou também que 77% das pessoas que reportaram efeitos secundários eram mulheres.
O motivo? “Ainda não há uma razão específica. É um assunto multifactorial, onde a idade e o género são apenas dois pequenos fatores associados com o dilema. Há muitas outras coisas que podem influenciar a forma como o sistema imunitário funciona. Se fores alguém com tendência a sentir alguns efeitos após levar alguma vacina, então podes ser alguém com tendência a sentir efeitos após a vacina contra a covid-19 também“, acrescenta o médico, assegurando que a ausência de sintomas não influencia o nível de proteção contra o vírus.