Apesar de, por norma, sentirmos necessidade de descansar quando estamos adoentados, há quem se sinta melhor com o movimento – dependendo dos casos, claro. E se estiver infetado com covid-19? Quais as orientações no que toca à prática de exercício físico?
Ora, de acordo com o Dr. Rami Hashish, é imperativo que façamos uma pausa nos treinos, se contrairmos a infeção. Por sua vez, os sintomas e histórico médico pessoal determinarão por quanto tempo devemos ficar sem fazer grandes esforços.
Ainda assim, o médico deixa a sugestão de um mínimo de 7 dias sem exercício físico, mesmo quando há ausência de sintomas. “E quando regressar à atividade, recomenda-se que não seja de forma repentina, mas começar com 50% da intensidade e volume normais“, diz, citado pela Shape.
Por fim, o especialista deixa claro que o problema são as atividades que nos deixem muito consados e exijam muito esforço físico – e não tarefas domésticas normais, por exemplo. O ideal é estarmos atentos ao nosso corpo e respeitarmos aquilo que ele nos pede.