Que melhor forma de tornarmos a nossa casa confortável e cheirosa do que as velas? Não há nada como estar no sofá, em pleno inverno, enquanto desfrutamos de um bom livro, filme, série, rodeadas de velinhas. Mas será que estas nos podem prejudicar?
No geral, as velas podem ser consideradas seguras. Porém, há sempre que ter alguma cautela. “Há evidências em conflito no que toca à toxicidade das velas“, refere, em conversa com a Shape, a enfermeira Mary Brummitt. Um estudo publicado no Regulatory Pharmacology and Toxicology, em 2014, concluiu que “sob condições normais de uso, velas com cheiro não apresentam riscos conhecidos para a saúd do consumidor“.
O osteopata Habib Sadeghi acrescenta ainda que “outros estudos mostraram que as velas emitem químicos para a atmosfera, mas em níveis demasiado baixos para serem considerados de risco, especialmente se não as acender diariamente“. Ou seja, “o risco de toxicidade aumenta quando as velas são acesas em espaços pequenos e fechados por múltiplos dias e longos períodos de tempo“, acrescenta a enfermeira Megen McBride.
Além de ser uma boa ideia manter algumas janelas abertas quando acende velas, também vale a pena olhar para os materiais que as compõem. “Ceras de baixa qualidade e óleos sintéticos, não orgânicos” são de evitar, alerta McBride. Tendo isto em conta, alerta a olhar para os rótulos dos produtos que compra, bem como a adquiri-los em locais de confiança.