O corrimento vaginal é um termo que engloba qualquer fluido que sai da vagina, exceto a menstruação, cujo objetivo é mantê-la saudável ao limpar, hidratar e prevenir infeções naturalmente. Além de manter o equilíbrio da área íntima, também pode dar sinais de que algo não está bem: é por isso que devemos ter atenção à cor, ao odor e ao nosso nível de conforto.
Os diferentes tipos de corrimento vaginal
1. Fino e claro
“O corrimento claro ou aguado é normal”, explica a ginecologista e obstetra Stephanie Wyckoff à revista americana Seventeen. Dependendo da fase do ciclo menstrual, pode ser um pouco mais espesso, mas o essencial é que seja claro. Desde que não tenha sintomas estranhos como comichão o um odor desagradável, está tudo bem.
2. Elástico
“Por volta do 14º dia do seu ciclo, poderá notar um corrimento com a consistência de claras de ovos”, diz a ginecologista e obstetra Sherry Ross à mesma publicação. Isto é uma parte normal do ciclo, mas atenção: regra geral, significa que está a ovular (a textura escorregadia ajuda o esperma a chegar até ao colo do útero), então, se for sexualmente ativa e não estiver a planear engravidar, é um bom momento para ser mais cuidadosa.
3. Mais espesso do que o habitual
Se não tiver outros sintomas como, por exemplo, um odor forte, comichão ou desconforto, provavelmente é apenas a cremosidade normal do final do ciclo. “O corrimento geralmente aumenta de espessura durante a segunda metade do seu ciclo”, afirma a Dra. Wyckoff. “Se tudo parecer estar bem, não entre em stress com isso”.
4. Super pesado
É normal ver um pouco mais de corrimento perto do final do seu ciclo e se estiver a tomar um anticoncecional hormonal ou for sexualmente ativa, isso também pode torná-lo mais pesado. Mas existem algumas outras causas possíveis para o excesso de ‘humidade’ como, por exemplo, uma infeção, um tampão perdido ou até mesmo uma reação a um novo sabonete. Se isto estiver a incomodá-la, partilhe essa informação com o seu médico.
5. Castanho ou ‘sangrento’
Se a menstruação acabou de chegar ao fim, provavelmente são restos de sangue. Mas se tem manchas aleatórias a meio do mês, ou se esta não é a primeira vez que nota sangue na mistura, converse com o seu médico para descobrirem a causa. “O corrimento vaginal castanho ou tingido com sangue pode ser resultante de uma infeção vaginal, um tampão perdido, um quisto ovariano, ou algo dentro do útero como um pólipo”, diz a Dra. Ross. Nenhum deles é digno de pânico, mas deve ser tratado o mais rápido possível.
6. Branco e grumoso
Um corrimento espesso e branco, com a textura de queijo cottage, é um sintoma comum de uma infeção fúngica, que ocorre quando os níveis de levedura na vagina estão desequilibrados. Informe o seu médico — especialmente se você tiver outros sintomas como, por exemplo, comichão na vagina, lábios irritados ou dor ao urinar. As boas notícias? “As infeções fúngicas são facilmente tratadas“, diz a Dra. Wyckoff.
7. Amarelo ou verde
O corrimento pode ficar ligeiramente descolorado quando entra em contacto com o ar, portanto, se notar uma cor amarela clara, essa é a explicação mais provável. Mas se o corrimento for amarelo ou verde espesso, pode ser um sinal de infeção — até mesmo uma infeção sexualmente transmissível, como é o caso da clamídia ou da gonorreia. Se o corrimento for verde e cheirar a peixe, pode tratar-se de uma vaginose bacteriana, que, como uma infeção por fungos, ocorre quando as bactérias na vagina estão desequilibradas. De qualquer forma, o seu ginecologista pode fazer alguns testes rápidos e indolores para perceber o que se passa e, sublinhe-se, a vaginose bacteriana é facilmente tratada.
8. Acinzentado
“Um odor forte, fétido e de peixe com um corrimento fino e branco acinzentado é um sintoma clássico de uma infeção bacteriana“, diz a Dra. Wyckoff. É claro que nem todos os odores são causados por uma infeção — pode resumir-se a algo tão simples quanto a alimentação num determinado dia —, mas, ainda assim, vale a pena falar com um médico para descartar a possibilidade de ser algo mais sério.
9. Não existente
Não há problema nenhum em não ter corrimento — cada mulher é diferente. “Desde que não tenha sintomas incomuns, a sua vagina é completamente normal”, assegura a Dra. Ross. Porém, se a secura a deixar irritada ou desconfortável, fale com um profissional de saúde.