Arte no prato: eis uma forma de definir o famoso sushi. Adorado por muitos, odiado por outros tantos, este prato ganho bastante popularidade nos últimos anos e parece ter vindo para ficar. E como tudo o que é delicioso vem (quase) sempre com um “senão”, será que podemos mesmo considerá-o saudável? Afinal, é composto, sobretudo, por arroz, peixe e vegetais.
“A [alga] nori contém quantidades significativas de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, niacina e ácido fólico“, refere a nutricionista Ella Davar, em conversa com a Health. Porém, importa olhar para a forma como o sushi é preparado, bem como os ingredientes que são usados – muitas vezes, são incluídos açúcares e molhos variados.
Ou seja, embora o sushi contenha vários elementos saudáveis, são os “extras” que o tornam menos benéfico. Sejam os molhos ou a fritura, vários passos podem tornar este prato uma opção apenas ocasionalmente recomendada. “A ideia é ver mais cores de vários peixes e vegetais e menos branco, do arroz envinagrado”, sugere Davar.
Em resumo, a melhor opção – isto é, a mais saudável – são as peças de sushi mais simples e menos confecionadas. De preferência, sem muito arroz – já que este é cozinhado, normalmente, com açúcar. Importa notar que a cozinha japonesa tem sido associada a uma maior longevidade, pelo que há que pesar muito bem os prós e contras deste prato. Eis os principais, de acordo com a nutricionista:
Prós:
- Pode ajudar a melhorar a saúde digestiva
- Pode fortalecer o sistema imunitário
- Pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca
- Pode ajudar no processo de desintoxicação natural do corpo
Contras:
- Pode levar a um elevado consumo de sódio
- Adiciona mais hidratos de carbono refinados à dieta
- Pode adicionar níveis perigosos de mercúrio à dieta
- Coloca-nos em maior risco de sofrer alguma doeça provocada por alimentos
Tendo todos estes pontos em conta, é preciso fazer escolhas seguras, confiar totalmente nos locais em que consome este prato, mas também permitir-se desfrutar de tudo a que tem direito, ocasionalmente. Afinal, ninguém é de ferro!