
A doença celíaca pode, frequentemente, ser silenciosa. Muitas pessoas intolerantes ao glúten não apresentam os sintomas típicos da condição – diarreia prolongada, desconforto gastrointestinal, náuseas e vómitos, irritabilidade, falta de apetite, má progressão de peso, atraso de crescimento, obstipação.
Ora, nesses casos, o único sintoma pode ser passar despercebido e apenas ser detetado em análises de rotina. Falamos da deficiência de algumas vitaminas e micronutrientes. A descoberta, publicada no Mayo Clinic Proceedings, destacou o ferro, vitamina D e zinco.
“As pessoas têm ideias preconcebidas de como é a doença celíaca. Elas esperam ver pacientes que, por causa da má absorção de nutrientes e da diarreia, fiquem magros com muitas deficiências. Entretanto, observamos muitos pacientes que não perderam peso (e muitos que estão com sobrepeso), mas que ainda apresentam deficiências de micronutrientes. Ao mesmo tempo que eles não estão a perder calorias, também não absorvem alguns nutrientes vitais.”, explicou o coautor do estudo, Joseph Murray.