O mundo ficou em choque com a notícia de que Bruce Willis, de 67 anos, ia abandonar a carreira de representação por sofrer de afasia. Apesar da repercurssão internacional do sucedido a um dos atores mais populares de sempre do Cinema, quase nada se sabe sobre esta condição. Por exemplo, sabia que todos os anos surgem 8 mil novos casos de afasia derivados do AVC em Portugal? No nosso país, por hora, três portugueses sofrem um AVC dos quais sobrevivem 2 terços (dados da SPAVC). Metade dos sobreviventes de um AVC poderão ficar com afasia para toda a vida. Mas afinal, o que é a afasia, que impede de forma tão dramática a qualidade de vida da pessoa afetada, nomeadamente a nível das relações com familiares e amigos? Foi sobre tema que conversámos com Joana Prata, Terapeuta da fala no Instituto Português da Afasia.

O que é a afasia? Deriva invariavelmente de um AVC ou há outras causas?  

Em primeiro lugar, é importante clarificar que a AFASIA NÃO É UMA DOENÇA, mas sim uma consequência da lesão cerebral. A Afasia consiste numa perturbação da comunicação decorrente de uma lesão cerebral, que compromete as modalidades da linguagem. Assim a pessoa pode ficar com dificuldades em se expressar quando fala, em compreender a fala dos outros e/ou em ler e escrever. Estas dificuldades normalmente afetam a participação e a qualidade de vida da pessoa com afasia e dos seus familiares. O AVC é a principal causa da afasia. No entanto, a afasia também pode ter outras causas, como: tumores cerebrais, traumatismos cranioencfálicos (TCE), infeções, doenças degenerativas ou outras lesões cerebrais. Nos casos em que a afasia surge devido a uma doença degenerativa estamos perante OUTRO tipo de afasia, a afasia Progressiva Primária (APP). De acordo com as notícias que têm saído sobre o Bruce Willis, presume-se que esta poderá ter sido a causa da sua afasia, e por isso, apresentar uma afasia progressiva primária. 

Como se manifesta e qual a evolução?  

A afasia tem um impacto brutal na vida da pessoa, assim como na vida dos seus familiares. É como se a pessoa, de um dia para o outro “acordasse num país diferente, onde não tem domínio da língua”. A pessoa sabe o que quer dizer, mas pode ficar com dificuldades no seu dia a dia, em coisas como: fazer um pedido num restaurante, em compreender um pedido/pergunta de alguém, em compreender o jornal, em escrever uma mensagem no telemóvel… basicamente, pode ficar com dificuldade em todas as atividades da sua vida que envolvam a comunicação (que são quase todas). Além destas dificuldades, a lesão cerebral pode também provocar outros défices cognitivos, como dificuldades de memória, concentração, atenção, cálculo e, ainda, depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos. Por outro lado, os familiares/ cuidadores podem também apresentar emoções menos positivas como o stress e ansiedade ou até mesmo depressão. Ninguém está preparado para lidar com uma mudança tão grande de vida, que afeta tanto a pessoa com afasia como o seus familiares, amigos ou até cuidadores. Após uma lesão cerebral, a maioria dos problemas de comunicação melhora. No entanto, é difícil prever quais as evoluções e o tempo que podem demorar. Algumas melhorias ocorrem espontaneamente, no entanto a reabilitação é maior com a ajuda do terapeuta da fala. No caso da Afasia Progressiva primária, decorrente de uma doença degenerativa, não podemos falar de melhorias, mas sim de retardar a progressão dos sintomas, uma vez que as doenças degenerativas evoluem e agravam ao longo do tempo. 

Como é realizado o diagnóstico?  

O diagnóstico de afasia é feito por um terapeuta da fala com o objetivo de avaliar as suas capacidades linguísticas e de comunicação, assim como o impacto que esta tem na sua vida diária e na vida das pessoas que a rodeiam. A avaliação por profissionais da psicologia e neuropsicologia é imprescindível, uma vez que a lesão cerebral pode provocar outros défices cognitivos e emocionais, além da afasia.  

De que forma afeta a atividade profissional dos doentes? E a sua vida pessoal?  

A afasia afeta, na maioria das vezes, o regresso ao trabalho/ às atividades profissionais, sobretudo em funções em que as competências de linguagem e comunicação sejam fundamentais para o seu desempenho. No entanto, pessoas com afasia menos graves poderão ser capazes de voltar a trabalhar. Tudo isto depende de muitos fatores, que nem sempre estão relacionados com a pessoa com afasia, mas sim com a falta de oportunidades. Outras poderão ter de mudar de emprego ou de função que tinham previamente. Infelizmente, em Portugal, ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido, no sentido de criar mais oportunidades de inclusão às pessoas com afasia, quer em atividades laborais, quer em atividades de lazer e da comunidade. Falando agora da sua vida pessoal, a afasia tem um impacto brutal na vida pessoal e social das pessoas, na medida em que estas deixam de participar, da mesma forma, numa conversa e nas suas atividades diárias. Os seus papéis e relacionamentos sociais podem ficar comprometidos e esta condição pode levar ao isolamento social, solidão e perda da autonomia. 

Há diferentes graus de afasia?  

A afasia manifesta-se de diferentes formas, com sintomas e níveis de gravidade variados. Contudo, ocorrem padrões gerais de défices de comunicação, frequentemente associados a certos subtipos de afasia. Em termos gerais podemos considerar a existência de afasias fluentes, afasias não fluentes e a afasia progressiva primária.

As restantes capacidades cognitivas (ou o que de forma mais comum se designa por ‘inteligência’) ficam afetadas igualmente? 

Não. A afasia não afeta a inteligência da pessoa. A lesão cerebral pode afetar, como referido anteriormente, outros défices cognitivos, como a memória, a atenção, a velocidade de processamento da informação, o cálculo…. No entanto, os conhecimentos da pessoa com afasia estão preservados. As dificuldades de acesso ao léxico, às palavras, e de comunicação é que mascaram a inteligência das pessoas com afasia, mas as ideias e os pensamentos da pessoa estão intactos. O que se verifica é uma dificuldade em os exteriorizar.

Quais os tratamentos disponíveis para doentes com afasia? 

Não existe um tratamento “standarizado” que possa ser aplicado a todas as pessoas com afasia. Existem diferentes tipos de abordagens terapêuticas que ajudam no processo de recuperação, mas que devem ser ajustadas, de acordo com as características e necessidades da pessoa com afasia e dos seus familiares, e ainda de acordo com a fase da própria recuperação. A terapia da fala, a psicologia, a neuropsicologia e a terapia em grupo são terapias que podem fazer a diferença.

É verdade que a música pode ter um papel importante a nível terapêutico? 

Sim. A música permite a ativação de várias áreas cerebrais e ajuda a criar “novos caminhos neuronais”, quando estamos a fazer ritmos e a cantar, que ajudam a criar caminhos alternativos para que a comunicação aconteça. 

É possível levar uma vida relativamente normal com este problema? 

A afasia é uma condição crónica, que veio para ficar. A pessoa com afasia, assim como a sua família, devem desde início ser acompanhados por uma equipa especializada, que os ajude a aprender a lidar com todas as consequências que a afasia pode provocar. É possível ter uma vida “relativamente normal”, ou seja, uma vida com o menor impacto significativo no seu bem-estar e permitir às pessoas com afasia uma vida ativa, autónoma e social. As terapias devem apoiar e acompanhar a pessoa com afasia e a sua família sempre nesse sentido.

De que forma os familiares do doente podem contribuir para ajudar o doente com afasia? 

Os familiares têm um papel muito importante no processo de reabilitação da pessoa com afasia. Por um lado, para que a pessoa com afasia se sinta apoiada e que não está sozinha no processo. Por outro lado, porque o envolvimento dos familiares na terapia ajuda a que eles próprios entendam melhor as características da afasia do seu familiar e as suas consequências e, por isso, a compreender melhor a sua situação, bem como, a aprender estratégias de comunicação que facilitem as conversas com o seu familiar com afasia.  

Mais no portal

Mais Notícias

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

JL 1396

JL 1396

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites