Durante dez anos, José Velosa foi diretor do serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, sendo hoje presidente da Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM). Como investigador, tem-se dedicado principalmente ao estudo da hepatite vírica e do carcinoma hepatocelular, tendo publicado agora o livro “Conversas com o Fígado – Conhecer, prevenir e cuidar”. A propósito deste lançamento, José Velosa falou com a ACTIVA online sobre a importância do fígado e o impacto que estas épocas festivas têm neste órgão.

O fígado é um órgão particularmente importante para a nossa saúde. Na generalidade, as pessoas têm noção dessa importância?

As pessoas valorizam mais o fígado nas situações de doença. Se excetuarmos as crises da litíase biliar (pedras na vesícula), que são extremamente dolorosas e podem acompanhar-se de icterícia, no geral as doenças hepáticas cursam até as fases terminais silenciosamente, não fora as alterações laboratoriais. Não há muito tempo o país foi surpreendido por uma “epidemia” de hepatite fulminante em crianças, de causa desconhecida. Os médicos, sobretudo os especialistas da área, ficaram com a impressão de que a população não revelou sinais de preocupação, apesar de a hepatite fulminante ser uma situação extremamente grave, com uma mortalidade superior a 50% nos melhores centros hospitalares. Teriam, certamente, dado mais valor a uma epidemia de meningite que, em regra, não é tão ominosa. Outro exemplo: a cirrose, a manter-se activo o agente agressor, comporta para o portador um risco de vida que não é muito diferente do cancro; mas os doentes e as famílias não encaram as duas situações da mesma maneira.

Quais são as funções do fígado, ao certo?

O fígado produz todas as proteínas do nosso organismo. Por exemplo, se ocorrer um défice de produção de uma proteína envolvida no processo de coagulação do sangue, corremos o risco de morrer por exsanguinação. Os exemplos são incontáveis – como viver sem albumina? Impossível! Mas o fígado tem outras funções muito importantes; desde logo de destoxificação, isto é, a “limpeza” das substâncias que são maléficas para o nosso organismo, e que chegam ao fígado vindas sobretudo do intestino; a sua grande abundância em células imunológicas, faz do fígado um importante órgão imunitário – retém não só as bactérias que entram pelo intestino, mas também as que são veiculadas pela circulação; produz a bilirrubina e os sais biliares, essenciais para a digestão das gorduras da dieta; armazena as vitaminas e o glicogénio, que transforma em glicose, a energia vital do nosso organismo.

De que forma o fígado pode ser afetado com os excessos destas quadras festivas?

Se o indivíduo for saudável e os excessos limitados, pouco ou nenhum mal advirá para o fígado; mas se as transgressões persistirem ou ocorrerem na presença de um fígado doente, as consequências podem ser funestas. Estamos, obviamente, a falar do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos com elevado teor de açúcar, logo muito calóricos; especialmente de alimentos com baixo valor nutritivo, mas que contribuem para a obesidade e para a deposição de gordura nas células do fígado. O metabolismo do álcool provoca, por sua vez, inflamação – a via para a formação da temível fibrose (cicatrizes).

O que se deve fazer depois de um período de excessos alimentares para ajudar o fígado?

Retomar rapidamente uma dieta leve, com redução do teor calórico, vitaminas e exercício físico, como, por exemplo, caminhadas. Se o excesso for alcoólico, no imediato pode ser útil a hidratação com água, chá ou sumos (não é por acaso que na Antiguidade os gregos tinham por hábito desdobrar o vinho com água em cerca de metade do volume) e tomar café. As vitaminas B1 e B6 poderão ajudar na estabilização do metabolismo celular. A toma de um antiácido é útil para aliviar a irritação da mucosa gástrica causada pelo álcool. Não existe evidência científica para a toma de antioxidantes e dos chamados “protetores” do fígado.

Um fígado que não está saudável dá sinais?

Depende do tipo de doença hepática. Algumas doenças autoimunes, como por exemplo a colangite biliar primária e a hepatite autoimune, podem apresentar sintomas muito tempo antes de se apresentarem clinicamente – o prurido (comichão) no primeiro caso; ou o aparecimento de doenças associadas, em ambas. Tirando estas raras doenças, no geral, pode-se dizer que a doença hepática se caracteriza pela ausência de sintomas até que sobrevenha a cirrose. Um exame médico cuidadoso pode revelar a presença de certos sinais – cutâneos, oculares, ou abdominais – de doença hepática crónica.

A doença hepática como “doença silenciosa” ganhou recentemente protagonismo em Portugal com a polémica à volta do tratamento antivírico da hepatite C. Esta doença é completamente assintomática até que surgem as dramáticas complicações da cirrose, nomeadamente o cancro.

Há crenças associadas a este órgão que não são corretas?

Os mitos, ou crenças, ocupam muito do imaginário popular sobre o fígado. Mas… ou não fossem mitos!… têm pouca ou nenhuma correspondência com a realidade. Desde logo os “maus fígados” – temperamento colérico ou irrascível – não tem, obviamente, nada a ver com o órgão. Pelo contrário, as alterações de comportamento e os estados confusionais que ocorrem nas fases avançadas da cirrose caracterizam-se pela bonomia. Por outro lado, a agressividade e as alucinações, do delirium tremens, são um efeito associado ao álcool e não à cirrose. As lamuriosas “crises de figadeira” são perturbações dispépticas às quais o fígado é alheio. Porventura, os mitos mais inconsequentes sejam o efeito pernicioso das laranjas e do café sobre o fígado. Não têm qualquer justificação científica, sendo, pelo contrário, benéficos para o fígado. Tão-pouco, as manchas na face ou a descamação da pele da palma das mãos são sinais de doença hepática crónica.

O seu novo livro serve, precisamente, para desmistificar potenciais informações erróneas que possam perdurar entre as pessoas?

Conversas com o Fígado, das Edições LIDEL, como o próprio nome indica, é um diálogo com o doente e a sua família. O livro destina-se a esclarecer as dúvidas e a transmitir conselhos que, por falta de tempo ou oportunidade, não são convenientemente abordados numa consulta; além de, naturalmente, transmitir dados históricos sobre a doença, explicar o seu mecanismo, facultar ferramentas de controlo e bem-estar, desfazer mitos relacionados com a dieta e com o tratamento da doença e, em particular, prevenir as complicações. Nestas diversas vertentes são comuns os conceitos errados, muitas vezes profundamente arreigados na tradição popular. Como tal, o livro pretende contribuir para a literacia em saúde, porque humildemente reconheço que é preciso mais do que uma geração para eliminar conceitos incorretos.

Quando percebeu que era premente escrever um livro com esta temática?

Sempre que referia a um doente (numa consulta não se fala só de doença…) que estava eminente a publicação do meu livro Hepatologia Clínica, havia da parte do doente ou familiares, o desejo de adquiri-lo. Contrariava essa intenção com o argumento de que se tratava de um livro para médicos; mas percebi de imediato que havia uma necessidade: um livro para os doentes e familiares, que abordasse de forma rigorosa e tão científica quanto possível as incidências e minudências da doença hepática e, simultaneamente, lhes facultasse uma visão abrangente de um órgão tão fascinante como o fígado.

Partindo da sua experiência enquanto médico especialista nesta área, o que considera que tem de mudar para haver, também, uma maior consciência pessoal sobre este tema?

Existe, da parte dos médicos, a tendência para considerar que a nossa área de conhecimento é a mais importante e que se deve sobrepor a todas as outras. Não é essa a minha opinião. Julgo que todas são importantes. Aliás, nota-se na população uma evolução positiva no conhecimento das doenças, dos meios de diagnóstico e dos novos tratamentos. O conhecimento evolui muito rapidamente e renova-se constantemente, de maneira que serão necessários programas, artigos, debates, etc., especificamente dirigidos ao público. Neste contexto, as escolas e a televisão desempenham um papel insubstituível.

Relativamente ao fígado, nunca é demais insistir no efeito nocivo do álcool, e no risco que a cirrose representa para a saúde tendo em atenção o seu carácter irreversível. A este propósito é preciso denunciar as práticas perigosas como, por exemplo, a reincidência no binge drinking, tão comum nos jovens, a ingestão permanente de bebidas alcoólicas e, especialmente, o hábito de beber fora das refeições.

É necessário promover a eliminação da hepatite C, que passa não só pelo tratamento de todos os portadores (incluindo migrantes), mas também por promover medidas de higiene no consumo de drogas injetáveis; prevenir a obesidade, divulgando o risco e regulando o consumo de alimentos ricos em gorduras e hidratos de carbono sem valor nutritivo; difundir o conhecimento das doenças metabólicas hereditárias que afetam a população portuguesa; regular a comercialização de “produtos naturais”, suplementos e extratos de plantas, cujo controlo deveria passar para o âmbito do Infarmed. Convocar a população para estas medidas teria um grande impacto na prevalência das doenças hepáticas.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

Isabel Díaz Ayuso: Uma estrela em apuros no reino da escandaleira e da desinformação

Isabel Díaz Ayuso: Uma estrela em apuros no reino da escandaleira e da desinformação

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

JL 1395

JL 1395

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

O que já se sabe sobre o novo processador Snapdragon topo de gama

O que já se sabe sobre o novo processador Snapdragon topo de gama

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

O meu pai doou-me um imóvel em vida, na herança tenho de compensar os meus irmãos?

O meu pai doou-me um imóvel em vida, na herança tenho de compensar os meus irmãos?

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Como apenas duas noites mal dormidas podem

Como apenas duas noites mal dormidas podem "acrescentar" quatro anos à idade real

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Bernardo Sousa e Bruna Gomes casaram em segredo na Madeira: todos os detalhes da boda

Bernardo Sousa e Bruna Gomes casaram em segredo na Madeira: todos os detalhes da boda

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

E agora, Putin vai atirar-se ao Daesh-K?

E agora, Putin vai atirar-se ao Daesh-K?

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites