
Com a idade, emagrecer torna-se mais difícil. É perfeitamente natural, mas a vontade de fazer dietas altamente restritivas também diminui substancialmente. Além de não ser muito recomendável. É por isso que a Dieta Fator F é tão promissora entre as mulheres a partir dos 50: sendo flexível, obtém resultados bons e duradouros.
Na verdade, Marie Chantal da Grécia já há muito que se rendeu aos princípios desta dieta que alia proteínas magras a hidratos de carbono ricos em fibra – a fibra é, aliás, o grande foco da mesma, porque ao ingerir mais fibra, perde-se peso de forma sustentada e natural, enquanto melhora a sua saúde e bem-estar e consegue mais energia.
Aos 55 anos, Marie Chantal exibe uma figura física invejável, pelo que vale a pena tentar perceber melhor em que consiste a Dieta Fator F. Para a seguir, terá que fazer três refeições diárias, mais um snack, sem restringir nenhum grupo alimentar. É, de facto, um plano flexível, que permite alguma indulgência quando quiser jantar fora ou beber um copo de vinho. No seu blog, Marie Chantal partilhou que, seguindo esta dieta, come 37 gr de fibra por dia, 40 gr de hidratos de carbono por dia e 20 gr de proteína por refeição.

As frutas, os legumes, as sementes e os frutos secos são alimentos obrigatórios nesta dieta, que acaba por ser um estilo de vida. Mas para o alcançar deve cumprir as três etapas:
Etapa 1: dura duas semanas e aqui devemos adicionar à nossa alimentação pelo menos 35 gramas de fibra por dia e comer menos de 35 gramas de hidratos de carbono.
Etapa 2: Esta é a fase conhecida como “perda de peso contínua” e as recomendações incluem consumir entre 1267 e 1467 calorias por dia, mantendo a alta ingestão de fibra. Aqui, os hidratos de carbono sobem para 75 gramas diárias.
Etapa 3: Esta é a etapa de manutenção. A recomendação é consumir de 1600 a 2000 calorias por dia (segundo o índice de massa corporal ou IMC) e 125 gramas de hidratos de carbono por dia, mantendo um alto consumo de fibra.
Investigações mostram que manter uma dieta rica em fibras pode ajudar a diminuir o colesterol, a promover a regularidade intestinal e a prevenir picos de açúcar no sangue.