Já sabemos como os frutos secos são altamente benéficos para a saúde. Mas um novo estudo da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, demonstrou que os pistáchios têm uma série de vantagens para o nosso bem-estar geral, quando consumidos com frequência:
- A sua ingestão diminui os níveis de mau colesterol.
- Têm um alto teor antioxidante, sendo também uma excelente fonte de manganês, selénio e vitamina C.
- Sabe-se agora que o pistáchio é uma proteína vegetal completa, tal como a quinoa ou a chia.
- O consumo regular deste tipo de alimento diminui o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular em cerca de 10 a 12%, já que tem um alto teor de gorduras não saturadas.
- Os esteróis vegetais dos pistáchios contribuem para uma ótima saúde vascular e intestinal, ajudando a uma melhor resposta do organismo contra infeções. De referir que o efeito benéfico é obtido com uma ingestão diária de pelo menos 0,8 gr de fitoesteróis/estanóis, sendo que os pistáchios contêm 0,21 gr por 100 gr.
- Uma porção de 49 pistáchios fornece mais de dez por cento da fibra diária recomendada, além de que possui propriedades prebióticas, que são fibras funcionais muito benéficas para a nossa saúde, pois protegem o corpo de infeções e regulam o sistema imunológico da mucosa do trato digestivo.
Como podem ser comidos crus, os pistáchios são muito práticos e podem ser incluídos na sua alimentação, em qualquer parte do dia. Como snack, adicionado no seu muesli ou iogurte, nas suas saladas, nos smoothies, num pesto ou no peixe… As hipóteses não se esgotam, basta usar a imaginação e deliciar-se com este alimento repleto de benefícios.