Será que anda a beber água suficiente?
Existem inúmeras teorias sobre o assunto, sendo que uma das mais populares é a regra dos oito copos. Como o nome indica, consiste na ingestão de oito copos de 240 ml de água por dia. Contudo, esta regra criada pelo Comité de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional dos EUA na década de 1940, que recomendava aos adultos beberem um mililitro do líquido por cada caloria de alimento, não tem nenhuma base científica.
O grande erro desta recomendação é pressupor que todas as pessoas são iguais e têm o mesmo estilo de vida, explica Andrea Pio, nefrologista e diretora da secretária geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, à revista “Istoé”. Para a especialista, o mais importante é que estejamos atentos aos sinais que o corpo dá.
“O sinal de alerta no consumo de água é verificar a cor da urina. Ela indicará se a pessoa está a consumir a quantidade de água necessária ou não. O ideal é que a urina seja transparente ou de cor amarela muito clara”, afirma.
As condições climáticas também não devem ser ignoradas. Pessoas que vivem em regiões mais quentes, por exemplo, consomem mais água e sentem mais sede ao longo do dia. Por isso, não existe uma recomendação oficial sobre a quantidade de água que devemos ingerir diariamente. Porém, caso queira seguir uma orientação específica, a especialista recomenda uma média de 35 ml por quilo. Assim sendo, um indivíduo que pesa 70 kg precisaria de pouco mais de 2,4 litros de água por dia.
Além da água, bebidas como chás naturais também ajudam na hidratação do organismo e devem entrar na conta do consumo de líquidos diários. As bebidas ricas em sódio ou industrializadas, por sua vez, não são aconselhadas.